AGENDA CULTURAL

8.9.11

Semana da Literatura de Araçatuba - veja calendário




No intuito de promover cada vez mais ações culturais aliadas ao desenvolvimento intelectual e cultural da população, a Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com o SESC e o SENAC, irá realizar de 13 a 17 de setembro, às 13h30h, a 3ª Semana da Literatura de Araçatuba.


Apesar no evento se iniciar na terça feira, no sábado (10), das 8h ao meio dia, o professor Pedro César Alves irá apresentar várias sessões na Oficina de Crônica – Teoria e Prática. Todas as Oficinas e palestras serão promovidas na Oficina Cultural Sílvio Russo, no auditório do SENAC de Araçatuba e por fim na Catedral N. S. Aparecida.

O evento faz parte da 24ª edição do “Concurso Internacional de Contos Cidade Araçatuba – Mundo Lusófono”. Países que dominam a língua portuguesa, como por exemplo, Portugal e Angola, participaram pela primeira vez desta edição, que recebeu inscrições de 11 de fevereiro a 03 de maio deste ano. O lançamento do concurso este ano foi realizado em São Paulo, na Casa das Rosas, no dia 11 de fevereiro.

O Governo Municipal visa a partir destes eventos, recuperar e preservar o patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental de Araçatuba. Através da criação de espaços de lazer e de cultura, poderemos assim promover cada vez mais atividades que envolvam a comunidade. Com a produção de textos literários e estímulo à leitura e a estruturação das bibliotecas, pretendemos incentivar o resgate das memórias do nosso querido município.

PROGRAMAÇÃO

De 2/9 a 12/9/2011
Visitas dos escritores a escolas.

De 13 a 17 de setembro de 2011
SENAC
Av. João Arruda Brasil, 500 – Araçatuba-SP

Dia 10, sábado

Das 8h às 12h – início de várias sessões da Oficina de Crônica – Teoria e Prática – professor Pedro César Alves – local: Oficina Cultural Sílvio Russo – Rua Oscar Rodrigues Alves, 169 - centro – Araçatuba - SP

Dia 13, terça-feira

Das 13h30 às 17h30 – início de várias sessões da oficina “Conte e Encante”, com Magali Viana - local: Oficina Cultural Sílvio Russo – rua Oscar Rodrigues Alves, 169 - centro – Araçatuba-SP

14h -18h: na escola Unicolégio, rua Porangaba, 1030 - oficina literária "Narrativas breves", pelo escritor Marcelino Freire. Inscrições no Sesc.

19h30, abertura, pelo prefeito Cido Sério

20h, entrega dos prêmios aos vencedores do 24.º Concurso Internacional de Contos “Cidade de Araçatuba-SP”

Entrega de exemplares do livro “Prêmios Premiados” – coletânea dos contos vencedores.

21h, palestra do escritor Marcelino Freire (patrocínio: SESC)


Dia 14, quarta-feira

19h, Lançamento do livro “Experimentânea 9”, coletânea do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras

20h30 - palestra do escritor Menalton Braff: “As ciladas da literatura infanto-juvenil”.


Dia 15, quinta-feira

19h – noite de autógrafo- o escritor de Buritama e advogado Jordemo Zaneli Júnior autografa seu livro “A garota rock star”.

20h30- palestra do escritor e presidente da Fundação da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim: A Fundação da Biblioteca Nacional e a Literatura Brasileira”.


Dia 16, sexta-feira

19h30 – Concerto da Orquestra de Sopros de Araçatuba

20h30 - Performance do ator Ayrton Salvanini “Semana de Arte Moderna de 1922”, apresentando textos dos escritores Manuel Bandeira, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, com quadros de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti


Dia 17, sábado

20h30 – após a missa - apresentação do texto “Sermão da Sexagésima”, do PE. Antônio Vieira, por Ayrton Salvanini, na Catedral N. S. Aparecida, Araçatuba. Introdução do CantAta Coral, sob regência de Neila Fontão.


Parcerias: SESC, SENAC

Apoio: Academia Araçatubense de Letras / União Brasileira de Escritores – núcleo de Araçatuba / Livraria Nobel – Shopping de Araçatuba / Oficina Cultural Sílvio Russo

Realização: Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Araçatuba

SERVIÇO:

Para participar, basta comparecer. O Senac fica na av.João Arruda Brasil, 500, A catedral: praça Rui Barbosa, centro de Araçatuba. Paralelamente à Semana da Literatura, o Senac fará uma feira de livros de sua editora.

Nenhum comentário: