AGENDA CULTURAL

28.5.13

Na cidade de ARAÇATUBA, o público estimado da Virada Cultural Paulista é de 77 mil

Virada Cultural Paulista termina mais uma edição com sucesso
Em mais uma edição com programação de alta qualidade, com grandes nomes da música nacional, artistas internacionais da cena independente e espetáculos de artes cênicas premiados em todo o Brasil, a Virada Cultural Paulista 2013 foi marcada pela tranqüilidade e pela satisfação das plateias nas 26 cidades participantes no interior e litoral paulista. Desde as 18h do sábado (25) até o final do evento, por volta das 20h do domingo (26), mais de 1.000 atividades culturais gratuitas foram oferecidas à população em cerca de 150 palcos, teatros e espaços alternativos. Com público total estimado em 1,2 milhão de atendimentos, mesmo com a baixa temperatura na maior parte das cidades, o evento foi marcado pela tranqüilidade. 
Marcelo Jeneci
A Virada Cultural Paulista, que teve este ano sua sétima edição, é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras das 26 cidades participantes e com o SESC-SP. A proposta do programa é ampliar o acesso à cultura para todas as regiões de São Paulo, oferecendo programação gratuita e de qualidade, em várias cidades, de forma simultânea.

Com jeito de festival, a programação musical incluiu nomes da cenaindie mundial como Au Revoir Simone, trio de garotas nova-iorquinas que encantou o público com seus teclados; Muchachito y Sus Compades, de Barcelona; o rapper francês Wax Tailor, dentre outros. Grandes nomes nacionais também marcaram presença nos palcos da Virada, como Gal Costa, Gilberto Gil e Arnaldo Antunes. 

Laura Lavieri
Os Titãs lotaram todo o espaço disponível no Parque Fernando Costa, em Franca, com o histórico show “Cabeça Dinossauro”, enquanto Gilberto Gil tocou mais de duas horas para o público da Praça Mauá, em Santos, que não arredou o pé mesmo sob ameaça de chuva. Ultraje a Rigor (Piracicaba), Pitty e Martin (Bauru), Criolo (Barretos), Au Revoir Simone (Indaiatuba) e Negra Li (Araçatuba) foram alguns dos shows de destaque. 

Cena da peça infantil "A menina Lia" da Cia do Fubá no Teatro Unip, Araçatuba (Foto: Mário Bueno) – 2013
Mas nem só de música popular foi feita a Virada. Em Campinas, a Osesp lotou o Teatro Municipal José de Castro Mendes com uma sinfonia imaginária, montada a partir de quatro peças de compositores distintos: Villa-Lobos, Mozart, Beethoven e Schubert. Presente ao concerto, o governador Geraldo Alckmin assinou, antes da apresentação, a autorização de convênio entre Estado e a Prefeitura de Campinas para o repasse de recursos estimados em R$ 80 milhões para construção de um grande teatro municipal no Parque Monsenhor Salim. 

A programação de artes cênicas da Virada Cultural Paulista também lotou teatros municipais e palcos internos durante o evento. A Banda Paralela, em Assis; a abertura oficial do evento com a coreografiaTangamente, do Ballet Stagium; a peça Quando as máquinas param, da Cia. Escaramucha de Teatro, em Franca; o Barracão Cultural com o espetáculo Facas nas galinhas, em Piracicaba; e a Cia. de Teatro Líquido em São João da Boa Vista, com a peça 9 Mentiras sobre a Verdade, foram exemplos de espetáculos com lotação esgotada durante a Virada.

A Virada Cultural Paulista 2013 foi realizada nas cidades de Assis, Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e São José dos Campos. 

Na terça-feira, 28/05/2013, recebemos e-mail da coordenação estadual com a frequência de público da Virada Cultural Paulista de 2013: 77 mil pessoas. Esse resultado é a soma de público em cada show.

Fotos do evento já estão disponíveis no sitewww.viradaculturalpaulista.sp.gov.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Fora as vaias, e... A Luizinha tá mais nova, ein? rs

Anônimo disse...

Nhéc, nhéc. Faz um texto falando das vaias, fessor.

Hélio Consolaro disse...

RESPOSTA DE HÉLIO CONSOLARO AO ANÔNIMO.

NÃO COSTUMO RESPONDER A ANÔNIMOS, GENTE QUE NÃO TEM CORAGEM DE APARECER, MAS VOU ABRIR UMA EXCEÇÃO, PORQUE É OPORTUNO:

SE APENAS UM LADO TIVESSE SIDO VAIADO, ATÉ MERECERIA UM TEXTO, MAS OS DOIS (ALCKMIN E CIDO SÉRIO)LEVARAM VAIAS, QUANDO FORAM CITADOS POR MIM E PELA MARA RUZZA NO ENCERRAMENTO DO EVENTO. É GENTE QUE VAIA ATÉ MINUTO DE SILÊNCIO...

ATÉ BRINQUEI COM ELA: "SAÍMOS EMPATADOS NESTE JOGO".

VAIARAM AQUELES QUE NÃO GOSTAM DE POLÍTICOS, ACHAM QUE AS COISAS ACONTECEM APESAR DELES.

A VIRADA CULTURAL PAULISTA OCORRE PORQUE HOUVE VONTADE POLÍTICA DE AMBOS OS LADOS.

APENAS OS ANALFABETOS POLÍTICOS ACHAM QUE VIVEM SEM POLÍTICA, JÁ DISSE UM GRANDE PENSADOR.

ABRAÇOS

HÉLIO CONSOLARO