AGENDA CULTURAL

15.7.13

4.ª Conferência Municipal de Cultura de Araçatuba


No domingo, 14 de julho de 2013, realizamos a 4.ª Conferência Municipal de Cultura. Espontaneamente, tivemos 138 pessoas presentes, discutindo cultura até as 14h30. As pessoas vieram porque quiseram, apenas motivadas. E o mais fantástico é que muitas pessoas da cultura popular se fizeram presentes, como os presidentes das escolas de samba: Rosvel Menezes, Manoel Rodrigues, Osvaldo Couro, Jacques Lima Pétia.  

Na mesa da abertura dos trabalhos, estão: Hélio Consolaro-PT- (secretário municipal de Cultura), Cido Sério (PT) - prefeito de Araçatuba, Margareth Martins (representante do Conselho Municipal de Políticas Culturais) e Oscar Faria Ramos (presidente da Associação de Escolas de Sambas de Araçatuba, representante das entidades). 

Comissão organizadora da conferência, nomeada pelo prefeito após ouvir o Conselho Municipal de Políticas Culturais:
Mauro Rico 
Fernando Ítavo (presidente da Associação de Dança de Araçatuba)
Henry Mascarós
Vanessa Manarelli 

Mesa diretor do evento:
Hélio Consolaro - presidente
Margareth Martins - vice
Carlos Paupitz - secretário
Mauro Rico - relator 

Artistas que se apresentaram durante a conferência:
Marcos Benedito - antes da abertura cantou palco rock nacional;
Marcelo Henry Agostim, com seu teclado e voz, ajudou no almoço, cantando MPB;
Grupo  "Novos Araçás" pisoteou o palco do teatro Castro Alves, juntamente com Du Viola com a catira. 

Almoço: queima do alho, a cargo da comitiva São Francisco. E Osvaldinho tocou o seu berrante, chamando o povo da cultura para o almoço.  

Palestrantes:
1- IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA – Vanessa Manarelli
2- PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL – Alexandre Melinski (presidente da Associta - artistas de teatro)
3-CIDADANIA E DIREITOS CULTURAI-: Marcos Francisco Alves
4. CULTURA E DESENVOLVIMENTO: José Renato Gimenes Neves (presidente da Associação Livre dos Músicos de Araçatuba) 

Parte do discurso do prefeito Cido Sério:
Para mim, é sempre uma grande emoção estar no Teatro Castro Alves, que faz parte da minha vida e hoje está recuperado. Araçatuba, hoje, na questão cultural, deu um salto perceptível, com uma agenda eclética e cheia. Hoje atendemos a mais de mil crianças no Balé Municipal no Projeto Guri e temos parcerias excelentes como a que foi firmada com a Educação para levar música para as escolas. As crianças precisam aprender também sobre música clássica para construirmos a diversidade. Tem que ensinar também o berrante, o samba de raiz, enfim, tudo aquilo que não está massificadamente na mídia. Espero que esta conferência seja um sucesso na construção de formas de valorizar os produtores de cultura e criação de consumidores de artes.


No ano de 2012, investimos mais de R$ 5 milhões na Cultura, que é um valor histórico para Araçatuba. Nesta Conferência estamos ouvindo os artistas e os consumidores de artes para ampliar e melhorar nossa política pública para o setor. Estamos cuidando, entre outros assuntos, do financiamento direto a projetos culturais, que já está implantado e atendendo a dezenas de produtores de arte em nossa cidade.

Nenhum comentário: