AGENDA CULTURAL

18.7.13

Praça São João de Araçatuba

Praça São João de Araçatuba (foto: Folha da Região)
Hélio Consolaro*

Na política, tanto situação como oposição precisam exercer a seu papel pensando no povo, que é o objetivo maior de toda a administração pública.

Escrevo isso porque a proposta da vereadora Edna Flor (PPS) de querer impedir a revitalização da praça São João revela nada mais que insanidade. Parece que ela não gosta dos moradores do bairro São João.

Na 4.ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no dia 14/7/2013, a reivindicação da revitalização foi amplamente discutida, porque ela é um ótimo lugar para se realizar eventos culturais. A proposta partiu do eixo “Cultura e Desenvolvimento”, coordenado pelo professor e músico José Renato Gimenes Neves. Ninguém quis discutir Praça Rui Barbosa.  

O dinheiro é resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB) cujo objeto é a “revitalização da praça São João de Araçatuba” (verba carimbada). Quando isso tramitava, o tatu ainda não havia fuçado na Praça Rui Barbosa.

O processo na caixa é de n.º 374993-1 e a reforma da praça São João com o dinheiro da emenda deve ser aplicado até 05 de abril de 2014. Então, não há ligação entre as praças. Não é possível passar o dinheiro que será gasto na praça São João para a praça Rui Barbosa. Ou será que a vereadora Edna Flor acha que os moradores do bairro São João não merecem o benefício?  

A revitalização da praça Rui Barbosa, depois de o tatu ter passado por ela, será feito com dinheiro do município. E o custo vai beirar um milhão.    
Edna Flor (foto: Folha da Região) 

A vereadora parece desesperada. Como a carroça da história passou na sua porta e ela não montou, se acovardou, tem raiva de quem foi mais inteligente e corajoso e conseguiu a vitória.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-SP


9 comentários:

HAMILTON BRITO... disse...

É. A vereadora pisou na bola. Não dá pra recuperar uma, recupera outra.Aliás, aquela da rua Aviação está por merecer uma atenção.Outro dia vi uma pessoa varrendo a praça com folha de palmeira.

Anônimo disse...

Eu acho que deviamos chamar os participantes da conferencia e ir protestar la no gabinete da camara.

Anônimo disse...

O resultado do concurso de contos não saiu

Anônimo disse...

O Brito tem razão aquela praça em frente da Escola Industrial, está precisando de uma revitalização e
tambem que a saude, assistentes sociais,fizessem lá uma visita e encaminhassem os moradores de ruas
a uma higiene coorporal,alem de uma alimentação supe e enfim um encaminhamento para que a alta estima desse pessoal fosse resgatada,junto com a revitalizaçao da praça
Marianice

Anônimo disse...

Só sei que o finado Maluly começou uma reforma na São João e, como tudo que ele colocava a mão virava caca, retiraram um palquinho (com 2 bancos e 4 postes) e fizeram um retalho horroroso no piso. A fonte lumiosa ficou vazia, feia, com fios elétricos expostos e sem os sapos de cerâmica.. sem contar as plantas que cortaram (em torno da fonte luminosa). É minha praça predileta, mas está dando vergonha. Deixem de picuinhas partidárias... Já não basta a ineficiência de outros governantes?

Anônimo disse...

Quando me mudei para Araçatuba, era novembro de l962, gostei tanto daquela praça, que aluguei uma casa b em ali, Rua José Theodoro de Lima, 273. Gente boa e hospitaleira que só vendo. Logo me entrosei, participava do coral da Igreja São João, e cheguei a atuar numa peça de teatro, coisa arrumada pela comunidade local. Eu gostava de soltar papagaio, e havia dois garotos que se encantavam com as minhas brincadeiras, os filhos do Mamede e Rose, meus bons e simpáticos vizinhos. Em setembro, quando estive nessa boa Terra, fui ter com eles lá no Bazar Americano, ali na Marechal. Viu só, Dona Flor, a praça tem muita história. Não deixe que ela murche, como a flor. Bié.

Anônimo disse...

O duro é o "TATU" do Cido meter a mão em outra praça e a gente ficar sem as 2 !! Toma vergonha na cara e se coloque no seu lugar Sr. Hélio ! Falar da Edna Flor ??? Quem vc pensa que é ?? Busque sua moral no lixo em 1º lugar !!!!

Anônimo disse...

Pena que vc não vai publicar o que eu disse anteriormente, mas tenha certeza que no FACE, Vc está sendo lembrado, comunista oportunista !!!

Hélio Consolaro disse...

Apenas gostaria de que os comentários fossem assinados, porque eu assino os textos que escrevo, não fico me acovardando atrás do anonimato. A transparência começa assim. Pôr a mensagem e assiná-la.