AGENDA CULTURAL

5.8.13

A cultura em Guararapes pede socorro

Há alguns dias e até meses, tenho recebido reclamações de agentes culturais de Guararapes sobre a ausência de uma política cultural no município. 

Tenho guardado os documentos, me silenciado. Com o surgir de muitas conferências de cultura na região, o clamor tornou-se mais forte. Não vou revelar o autor do texto abaixo, mas o mundo cultural de Guararapes precisa "mexer o doce" para um revivamento da cultura local. E se precisar apartidariamente de uma ajuda, Araçatuba está à disposição.
Guararapes é uma cidade que já teve parcerias com o Ministério da Cultura em ações como o Circuito Literário, Circuito Cultural,também com Sesc e diversas iniciativas em parceria com o poder publico e empresas privadas, com ações culturais fixas no calendário municipal. Já foi tema de reportagens em jornais e programas de Tv, retratando a diversidade cultural frutífera da cidade – que já teve grupo de teatro premiado em âmbito nacional; grupo de dança do ventre como tema de reportagem em jornal da Globo e Sbt, festa do folclore com público recorde na região – com duração de 3 dias e foi a primeira iniciativa do Grupo Petrobrás para investimento em projeto social. Porém, atualmente a cultura da cidade adoece lentamente pelo descaso, desinteresse e jogo político.
Desde o primeiro mandato da Administração Dedê-Joao Branco em 2009, a cidade já teve 3 Diretores de Cultura no cargo e atualmente, o setor é ‘comandado’ por uma assistente social, sem nenhum registro ou formação cultural.Uma dança das cadeiras, um jogo político em troca de favores pré-eleitorais, resultou na situação vergonhosa do município perante a região.
Dedé, prefeito reekeuti
Durante todo o mês de Agosto, municípios da Noroeste tem feito as conferencias municipais de cultura e Guararapes, numa tentativa atrasada e desorganizada, tenta fazer uma conferencia intermunicipal com Andradina, mas comprova sua incompetência ao convocar os artistas da cidade sem registro oficial – convocação – e ainda pelo visto sem ler o edital, que obriga o município a arcar com o custo dos participantes.

Dos eventos fixos anteriores a atual administração vale ressaltar os que ainda continuam acontecendo e os que simplesmente deixaram de acontecer/foram interrompidos por descaso – já que os profissionais e a estrutura continuam na ativa:
             Noites de MPB – foram 10 edições - INTERROMPIDO
              Orquestra Municipal – apresentações ao menos bimestrais- poucas apresentações; falta de instrumentos e material
                Grupo de Teatro Municipal – Ponta de Linha- premiado em âmbito nacional - INTERROMPIDO
                Escola Municipal de Musica- Projeto de Flauta e Violão- apenas aulas de flauta  violão  INTERROMPIDO
                Grupo Municipal de Dança – continua em menor numero de alunos
                Projeto Batucar – Parceria com TBG/Petrobrás- INTERROMPIDO
                Circuito Literario- INTERROMPIDO
                Circuito Cultural- INTERROMPIDO
                Sesc- INTERROMPIDO
                Revelando São Paulo – Artesãos- INTERROMPIDO
                Mostra de Dança – 10 edições- somente 2 parcerias em 04 anos
                Fanfarra Municipal – mais de 150 membros – vive à míngua com menos de 50 membros, instrumentos quebrados e más condições

                Apoio/Parceria Municipal  a Academias, Grupos de Sarau e Teatro com escolas, igrejas, iniciativas particulares- INTERROMPIDO
Conselho Municipal de Cultura –NÃO EXISTE
A cidade de Guararapes tem artistas de diversos segmentos,  amadores e profissionais. Registros em jornais da região, programas de Tv e redes virtuais sinalizam a expressiva rede de talentos do município: grupos de dança – diversas modalidades; bandas gospel;  escritores; cantores;  bandas de rock; grupo de teatro; artistas, professores, escritores e musicos com participação em viagens internacionais, júri de eventos, entre muitas outras iniciativas culturais.

E  o que acontece em uma cidade sem cultura? Com projetos culturais defasados e que não atendem a demanda? Os jovens estão na rua. Aumentam os índices de consumo de drogas, criminalidade, tempo ocioso, violência escolar, domestica.

Há quem diga que muitos dos projetos foram interrompidos por vingança política – grande parte dos realizadores culturais da cidade foram da oposição e a mudança de direção do setor de cultura em si foi o primeiro ato político.

Uma cidade agonizante culturalmente não pode produzir uma cidadania digna.

Um assunto para se pensar, denunciar e falar sobre!

Setor de Cultura de Guararapes- (18) 3406 10 80
Diretor de Cultura -?
Chefe de Setor – Assistente Social Vanderli
Ações Culturais no primeiro semestre de 2013 -  1 (3 dias de bandas musicais em julho)
Comparando-se com outra administração:
Primeiro semestre – 04
(noites de MPB- apresentação Batucar- apresentação Dança – apresentação Teatro)
Vereadores de Guararapes com Bruno Covas
Investiguem!
Vereadores envolvidos pró causa = nenhum!

8 comentários:

Henrique Perama disse...

Gostei da oferta de ajuda por parte de Araçatuba, significa que tem gente competente no setor.

Gostaria de receber ajuda para o MEU CASO, JÁ QUE PASSEI NO CONCURSO DA PREFEITURA DE ARAÇATUBA EM 2011 E ATÉ AGORA PRETEREM MEU CARGO EM FAVOR DE AMIGOS DE CAMPANHA TAMBÉM! PASSEI EM 2º LUGAR PARA A VAGA DE JORNALISTA E SO CHAMARAM O JEAN OLIVEIRA, TENDO SIDO ANUNCIADAS 2 VAGAS NO EDITAL. E AÍ, CONSA? O RESTO DO SETOR DE COMUNICAÇÃO NÃO É CONCURSADO, NÉ? VAMOS DAR BOM EXEMPLO?

Henrique Perama disse...

Achei genial também apontarem os que são acusados de descaso, de forma que os outros não acusados também contribuem para o NADA, já que não se movimentam e nem mostram a cara.

Tô Ligado! disse...

É realmente vergonhoso, e cada vez mais se torna inexistente a cultura em nossa cidade.
Outro dia saiu uma matéria na Folha da Região sobre os projetos culturais nas cidades da região. Guararapes foi a única que não informou nada.
E o pior. Fiz uma solicitação, por escrito, baseado na Lei da Informação, protocolei na Prefeitura, com a finalidade de colher essa informação. Em vão!
PURO DESCASO e algo precisa ser feito imediatamente!!

Anônimo disse...

dede coco

ESTACÃO BRASIL (UP GRADE) disse...

Aqui em Araçatuba conhecemos bem esta situação. O GOVERNO MALULY em suas duas gestões não só DESTRUIU economicamente a cidade como atrelou uma forma passiva e ignorante de CULTURA ao modo de governar. Nesta época NASCEU A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA, que viria ocupar mais tarde o espaço do CONSELHO DE CULTURA DAQUELA ÉPOCA, QUE ERA "TEATRAL" no sentido pejorativo do termo, infelizmente...Mas NESTA LUTA, não temos que esperar pelo PODER PÚBLICO E SIM FAZER A NOSSA PARTE. Os artistas e simpatizantes DEVEM SE ORGANIZAR JÁ, sem esperar que a Prefeitura ou Câmara dê algum apoio...GOVERNO E CÂMARA são que nem FEIJÃO: SÓ FUNCIONAM NA PRESSÃO...Organizem-se como AGENTES DE CULTURA INDEPENDENTES e quando chegar as ELEIÇÕES vocês verão as consequências conforme o trabalho de organização que tiverem feito. À LUTA, amigos, Á LUTA!
M Ianner

onçapreta disse...

Pois é...Meias verdades.Conferência intermunicipal:segue critérios do MINISTÉRIO DA CULTURA!O artigo denigre municípios da Alta Noroeste Paulista e profissionais sérios que não têm "...preso" e tempo no cargo ATÉÉÉÉ...que suas formações acadêmicas o tornassem legal.Cabe refletir, instruir-se, divulgar, denunciar, mostrar a cara para não perder a razão sobre!Wanderli Aparecida da Silva-Assistente Social-Formação 1981-UNAERP-Ribeirão Preto-PÓSGRADUADA-1996-USP-SP.

Bete Medeiros disse...

Caro Helio Consolaro,
Como agente cultural que sou e fomentadora de cultura na minha cidade e região, gostaria de sugerir à voce, antes de postar comentários sem fundamento, que entrasse em contato conosco, PRÉ COMISSÃO PARA A FORMAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA, para que possamos colocá-lo a parte realmente do que acontece em nossa cidade nas últimas décadas a saber:
Guararapes NUNCA TEVE REALMENTE UM PLANO MUNICIPAL DE CULTURA> EM NENHUMA GESTÃO POR FALTA DE COMPETÊNCIA E INTERESSE DE QUEM ATUAVA NA GESTÃO DA CULTURA E NA GESTÃO MUNICIPAL
>TAMBÉM GUARARAPES, MESMO COM CHEFE DE CULTURA NAS GESTÕES ANTERIORES, NUNCA SE PREOCUPOU EM FOMENTAR A CULTURA DE RAIZ...EU, BETE MEDEIROS INICIEI ESTE MOVIMENTO EM 2001 A REVELIA DA ADMINISTRAÇÃO E DA CHEFIA DA CULTURA EXISTENTE.Há 13 anos Guararapes participa do REVELANDO SÃO PAULO, GRAÇAS A MINHA INICIATIVA E DE UM GRUPO DE ESCRITORES, ARTESÃOS E INTELECTUAIS LOCAIS, MESMO A REVELIA DA ADMINISTRAÇÃO ANTIGA. Levei também Araçatuba, Andradina, e outras cidades da região.Tenho tudo isto devidamente documentado. Fiz parte da Associação dos Artesão de Araçatuba e criei o PROJETO 100% BANANA PARA ESTIMULAR OS BANANICULTORES DE ARAÇATUBA E GUARARAPES.Estamos num momento de resgate cultural de base, iniciando pela criação do Conselho Municipal de Cultura, que é o desejo do Prefeito Dedê, com vistas a criação da Secretaria Municipal de Cultura para que possamos efetivamente fomentar a cultura em Guararapes, não com eventos frugais e sim com CULTURA DE RAIZ. CRIEI COM OUTRO GRUPO A REVELIA DA CHEFE ANTERIOR DE CULTURA A ARTEG> ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE GUARARAPES, que atua até hoje. QUANTO AO ATRASO NA CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA: a pedido do próprio Ministério da Cultura (Ofício disponível)tivemos que utilizar a última data para a realização do evento para que outros municípios que estavam de fora pudessem participar. Como vê, GUARARAPES AINDA NÃO ESTA MORTA CULTURALMENTE NÃO! ESTAMOS SIM FAZENDO UM TRABALHO DE BASE QUE NUNCA FOI FEITO ATÉ ENTÃO! ALÉM DISSO, ESTAMOS SIM PARTICIPANDO COM NOSSO RICO ARTESANATO IDENTITÁRIO DO REVELANDO SÃO PAULO, COMO SEMPRE!
Existe um DECULT em Guararapes que é o Departamento de Educação, Cultura e Turismo, sob a responsabilidade de uma Diretoria responsável. Portanto, quando necessitar de informações corretas sobre o fomento cultural em Guararapes, por favor procure pessoas confiáveis e éticas. A propósito: quem sugeriu A VOLTA DO CIRCUITO LITERÁRIO FOI EXATAMENTE GUARARAPES OU SEJA, O GRUPO QUE LÁ ESTAVA REPRESENTADO: DOIS ESCRITORES E A ASSISTENTE SOCIAL.
eNTRE EM CONTATO PELO e-mail:elizamaria77mariar@yahoo.com.br
Grata,
Bete Medeiros

Bete Medeiros disse...

Ué, cadê meu comentário???