AGENDA CULTURAL

3.8.13

A internet que você não vê


Marco Ianner

Para entender um pouco sobre DEEP WEB temos que entender algumas coisas básicas de como funciona a comunicação na Internet. A Deep Web (também chamada de Deepnet, Web Invisível, Undernet ou Web oculta) se refere ao conteúdo da World Wide Web (WWW) que não faz parte da Surface Web (a Internet que usamos), a qual é indexada pelos mecanismos de busca padrão (Google, Yahhoo, etc)
Não podemos confundir DEEP WEB com DARKNET, rede de compartilhamento de arquivos. Em outro dia falaremos dela, a DARKWEB, e os compartilhamentos P2P, de COMPUTADOR PARA COMPUTADOR, as redes mais seguras e a ética hacker e o Bit Torrent.
A INTERNET que usamos nos navegadores comuns obedece a um padrão, para que estes navegadores possam ter acesso às fontes onde está aquilo que desejamos encontrar. Exemplo: digitamos HTML:/www.eeeeeee.com , ou ......www.3w3w.org.....estas extensões finais indicam AONDE está hospedado o material que estamos buscando, que chamamos de DOMÍNIO. (.com , .org , .biz, .tv. etc)
“Mike Bergman, fundador da BrightPlanet, afirmou que a busca na Internet atualmente pode ser comparada com o arrastar de uma rede na superfície do oceano: pode-se pescar um peixe grande, mas há uma grande quantidade de informação que está no fundo, e, portanto, faltando. A maior parte da informação da Web está enterrada profundamente em sites gerados dinamicamente, a qual não é encontrada pelos mecanismos de busca padrão. Estes não conseguem "enxergar" ou obter o conteúdo na Deep Web - aquelas páginas não existem até serem criadas dinamicamente como resultado de uma busca específica. A Deep Web possui um tamanho muito superior ao da Surface Web que estamos acostumados a navegar...”
“Em 2008, a web chamada “Deep Web”, não referenciada pelos motores de busca representava 70 a 75% do total, ou seja, cerca de um trilhão de páginas não indexadas.”
Imaginem hoje....
“Entre algumas formas desta rede “invisível” está a : Onion Router, também conhecido pela sigla Tor, é uma rede de computadores distribuída com o intuito de prover meios de comunicação anônima na Internet. A maioria das distribuições GNU/Linux disponibilizam pacotes do Tor, embora haja versões para diferentes sistemas operacionais, tais como Windows e Mac OS. A rede Tor é uma rede de túneis http (com tls) sobrejacente à Internet, onde os roteadores da rede são computadores de usuários comuns rodando um programa e com acesso web (apenas). O objetivo principal do projeto é garantir o anonimato do usuário que está acessando a web.”
“O Tor-cliente é um programa que deve ser instalado no computador e que funciona como um proxy socks 5 para este. É fornecido um bind, geralmente na porta 9.050 local da máquina. Em seguida, os programas (web browser, emule etc.) devem ser configurados para usar um servidor proxy socks 5 e apontados para o endereço localhost (127.0.0.1). Às vezes, ele também possui um navegador incluído, tal como Aurora e Mozilla Firefox.
A partir daí, o Tor vai rotear todo o tráfego do computador através de túneis http da rede Tor até o destino, na rede "convencional". Se o usuário entrar em site do tipo http://myip.is e http://meuip.com.br, vai ver que o seu endereço vai aparecer diferente do seu endereço real (anonimato). O endereço que vai aparecer é o endereço do nó Tor por onde ele saiu da rede Tor para a rede "convencional". O tráfego é roteado por vários nós Tor, o que pode deixar o acesso bem LENTO, às vezes.
Ou seja, para o servidor acessado você terá o endereço IP de um do nó de saída, como a rede Tor tem uma topologia caótica (aleatória), não se pode escolher o IP final ou de qual região da rede será. Por exemplo, usando a rede Tor você não pode escolher ter um IP de uma máquina localizada em um país ou região específica.
Ainda é possível aumentar a rede, abrindo seu computador para uso de outros usuários do Tor.
Há uma espécie de domínio com terminação .onion, acessível apenas pelo Tor. Páginas com este domínio são chamadas de Deep Web.
EXPERIMENTE digitar este endereço no Google Chrome ou no Internet Explorer ou ainda no Mozilla:  http://2scg3bazkv2cip4j.onion     . A saber, este é um site de Vendas da Aple com entrega da FEDex (sedex americano).
Lógico que você não vai conseguir acessar... O navegador vai dizer que o endereço é inexistente OU INACESSÍVEL!

Isto acontece por que NOSSOS NAVEGADORES FORAM CRIADOS PARA QUE POSSAMOS SER IDENTIFICADOS SEM QUALQUER DIFICULDADE, a não ser que você conheça um pouco de informática e utilize proxys (retransmissores de pacotes que são como túneis nos quais a informação passa de maneira criptografada SEM QUE NINGUÉM possa conhecer sua origem nem destino, a não ser quem mantém os próprios proxys...)  Fica difícil entender?
Não, é bem mais simples do que parece: você entra em um site e este site lhe carrega para aonde você quer ir, sem ninguém possa saber aonde você foi ou viu... Mas EXISTE UM PORÉM: SE VOCÊ QUISER VISUALIZAR PDFs, OU ENTÃO VER VÍDEOS, ENVIAR EMAILS OU AINDA BAIXAR IMAGENS OU QUALQUER MATERIAL, QUALQUER UMA DESTAS COISAS PODE MOSTRAR A SUA LOCALIZAÇÃO EXATA.
Claro que existem alternativas, MAS PARA ISTO VOCÊ PRECISA CONHECER BEM MAIS DE INFORMÁTICA, e não é este o nosso caso agora.
A QUESTÃO É QUAL SERÁ A FUNÇÃO DA DEEP WEB, já que ela é imensamente MAIOR do a WEB comum? Para que ela serviria?
Só para se ter uma ideia, há quem diga que o Google só consegue rastrear 1% do que existe online. Os outros 99% estariam na chamada Deep Web. Você já deve ter ouvido falar dela – e, se ouviu, provavelmente ficou em choque.
O LADO NEGRO DA FORÇA:
Acreditar em Bem e Mal, Céu e Inferno ou ainda Deus e o Diabo, pode ser reconfortante para quem quer CONTINUAR VIVENDO SOSSEGADO E ACREDITANDO NO SISTEMA: “somos assim, jamais modificaremos, é impossível mudar as coisas”.
Com isto, não quero dizer que Deus ou o diabo não existam. Apenas que ESTAS COISAS NÃO SÃO COMO NOS CONTARAM... Elas definitivamente NÃO SÃO COMO NÓS PENSAMOS QUE SÃO. CRENÇAS SÃO O OPOSTO DA EXPERIÊNCIA DIRETA, que era antigamente chamada de VERDADEIRA FÉ...Só a EXPERIÊNCIA DIRETA TRANSFORMA AS PESSOAS.
Assim também se dá com A DEEPWEB, com o perdão da comparação. Se digitarmos aí no Google, por exemplo deepweb, vai aparecer uma enxurrada de coisas esdrúxulas, falando das BARBARIDADES que se encontram por lá: canibalismo, pedofilia, assassinado, suicídio, necrofilia, e por aí vai....Acreditar ou não ...O melhor é comprovar, tomando algumas precauções...
Isto existe lá? Sim existe, por que é muito mais difícil ser rastreado pela Polícia, então é claro que OS LOUCOS DE PLANTÃO usam deste instrumento para propagar suas imbecilidades e suas crueldades subumanas. Mas a polícia também está lá, com SITES FAKES, isto é falsos, que usam de isca para pegar estas aberrações humanas...ENTÃO REGRA Nº1: CURIOSIDADE MÓRBIDA deve ser ABOLIDA. Se você pretende usar a DEEPWEB para ver estas coisas, VOCÊ É UM COITADO. DEVE SE TRATAR URGENTEMENTE. Por que duas coisas pelo menos podem acontecer: 1º ser identificado pela Polícia e receber uma visita em casa e uma viagem algemado para algum lugar obscuro até que conte até aquilo que você não sabe... Segundo, ser vítima de um grupo hacker e sofrer as conseqüências, que iriam desde ter roubada sua identidade, CPF, Cartões e senhas, emails e contas bancárias até ser utilizado para operações hacker bem criminosas... não é à toa que se diz que “CURIOSIDADE MATOU O GATO!”. Isto seria mais ou menos como visitar uma FAVELA ÀS DUAS HORAS DA MANHÃ PARA FAZER TURISMO....rsrsrsr
Você pode e deve conhecer a DEEPWEB  mas  EVITE ESTES TIPOS DE COISAS ILEGAIS.
Então, PARA QUE SERVIRIA A DEEPWEB?
“Muitos correspondentes internacionais se comunicam com suas respectivas redações por meio da Deep Web. Países como Irã, Coreia do Norte e China costumam controlar a internet convencional, sobretudo se quem estiver navegando nela for um jornalista estrangeiro. Nesse caso, usar a Deep Web é um jeito de burlar a censura. Especialistas acreditam que a própria Primavera Árabe não teria existido sem a Deep Web.
A disseminação de conhecimento e bens culturais na parte de baixo da web também é mais radical do que estamos acostumados. Fóruns de programação bem mais cabeçudos que os da internet superficial, livros até então perdidos, músicas que são como achados em um sítio arqueológico em Roraima, artigos científicos – pagos na web normal, GRATUITOS na Deep – Tudo que existe na web, existe de maneira muito mais agressiva na DEEPWEB. Tanto pro bem quanto pro mau.”
Existe um ponto IMPORTANTE que precisamos compreender: a DEEPWEB poderá ser a forma alternativa EM UM FUTURO PRÓXIMO, à WEB que conhecemos.
Todos os planos e regulamentações dos GOVERNOS estão apontando a uma completa COMERCIALIZAÇÃO DA WEB, claro utilizando JUSTIFICATIVAS DE SEGURANÇA NACIONAL. Os sites de procura, como GOOGLE, YAHOO, etc, em muito breve terão que aderir a algumas normas e com elas, a NAVEGAÇÃO DA WEB SE TORNARÁ totalmente MERCANTIL. É DIFÍCIL DE ENTENDER? Vamos para uma comparação: imagine um taxímetro, destes aí que se coloca em um táxi, em qualquer parte do mundo. Pois bem, ele mede a distância/valor que temos que pagar para ir aonde queremos ir. Isto é o que se pretende fazer com WEB que conhecemos: A CADA SITE QUE ENTRAMOS pagaríamos um pequeno valor, centavos, por assim dizer, debitados no nosso provedor de Internet. Parece impossível? Veja, o Google mesmo já possui bilhões e bilhões de cadastros de perfis que ele comercializa. Há alguns anos isto era considerado IMORAL. Hoje estes cadastros incluem TUDO AQUILO que você acessa pelo navegador ou pelo Google, não é o seu nome que eles querem, querem quem você é na WEB e o que você procura... Ou como você acha que o navegador COMPLETA A PALAVRA que você digita nele em frações de segundo?
O passo seguinte seria “estabelecer um contrato” no qual os sites de busca só aceitassem a indexação de sites que estiverem dentro das regras do jogo, na qual se incluem: FIM DO ANONIMATO, FIM DOS DOWNLOADS GRATUITOS, ESTABELECENDO NÍVEIS DE ACESSO À CONTEÚDO conforme Pagamento. Pode parecer impraticável para alguém que é leigo, mas só para constar: VOCÊ SABE COMO O GOOGLE COLOCA EM SUA BUSCA OS PRIMEIROS QUE APARECEM quando você busca algo? Hoje é por TAG, palavras de busca, que são colocados no script da Página ou do material que é postado em sites ou blogs. Mas isto não quer dizer que até mesmo na BUSCA isto não possa ser privilegiado... São bilhões de dólares circulando todo dia na WEB através de compras on line...
Sendo assim, a DARKWEB aponta para o futuro de uma internet semelhante a que temos hoje, em relação a LIBERDADE E A GRATUIDADE DE PESQUISAR E BAIXAR O QUE DESEJARMOS, sem nenhuma espécie de restrição legal e comercial.
Se você deseja CONHECER um pouco mais sobre o NAVEGADOR TOR você precisa ANTES LER ESTE ARTIGO: https://www.torproject.org/download/download-easy.html.en#warning
Use o tradutor instantâneo do Google Chrome e traduza a página.
Alguns dos avisos que você encontrará nesta página:
“Não abra documentos baixados através do Tor, enquanto on-line”
O Navegador Tor irá avisá-lo antes de abrir automaticamente os documentos que são manipulados por aplicações externas. NÃO ignorar este aviso . Você deve ter muito cuidado ao baixar documentos via Tor (especialmente DOC e PDF) que estes documentos podem conter recursos de Internet que será baixado fora do Tor pela aplicação que lhes será aberta. Isto irá revelar o seu endereço IP não-Tor. Se você precisa trabalhar com DOC e / ou arquivos PDF, recomendamos ou usar um computador desconectado, o download gratuito VirtualBox e usá-lo com uma imagem de máquina virtual com a rede desativado, ou usando Tails . Sob nenhuma circunstância é seguro usar BitTorrent e Tor juntos, no entanto.”
“ Não ativar ou instalar plugins de navegador”
O Navegador Tor vai bloquear plugins como o Flash, RealPlayer, QuickTime, e outros: eles podem ser manipulados para revelar o seu endereço IP. Da mesma forma, não recomendamos a instalação de complementos ou plugins adicionais no navegador Tor, uma vez que podem contornar o Tor ou prejudicar o seu anonimato e privacidade. A falta de plugins significa que os vídeos do Youtube são bloqueados por padrão, mas o YouTube não fornece um opt-in experimental característica (habilitá-lo aqui) que funciona para alguns vídeos.”
Aqui você pode baixar o TOR. (https://www.torproject.org/download/download-easy.html.en) lembrando que ele pode ser colocado em um PEN DRIVE ou no próprio PC e é PORTÁVEL, isto é, quando você clica, ele abre e funciona. Quando você fecha e ele se “recolhe” sem ser preciso INSTALÁ-LO.  Assim ele pode funcionar em QUALQUER PC QUE VOCÊ USE.

Observação final: Recomendo expressamente o uso de Antivírus como MICROSOFT ESSENTIALS (baixado direta e gratuitamente na MICROSOFT.COM) OU KASPERSKY INTERNET SECURITY, independente se você for navegar na DARKWEB ou não. Internet é algo muito sério, NÃO SEJA INGÊNUO, se INFORME.
VOCÊ SABE QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O AVAST, AVG, AVIRA E OUTROS ANTIVÍRUS COMUNS PARA UM VÍRUS? O VÍRUS FUNCIONA....rsrsrrs.
Neste link, considero uma das opiniões mais sensatas sobre DEEPWEB que até hoje eu encontrei na WEB comum. Vale a pena ler: http://www.histeria.blog.br/minha-experiencia-com-a-deep-web/

M. Ianner
Agente Cultural, Músico e
Pesquisador Autodidata de Segurança em Informática.








Nenhum comentário: