AGENDA CULTURAL

7.8.13

Show imperdível

Hélio Consolaro*

Amanhã, sexta-feira, 9 de agosto, 20h, os amantes da poesia, da arte e da cultura terão uma oportunidade significativa de saborear um trabalho artístico com os cinco sentidos no teatro municipal Castro Alves, quando artistas locais estarão apresentando um sarau literomusical “Manuel Bandeira – Estrela da Vida Inteira”! Havendo poemas declamados e cantados.

O grande Manuel Bandeira, poeta pernambucano, viveu no Rio de Janeiro e escreveu poema antológicos “Vou me embora pra Pasárgada” e “Trem de Ferro”. Sua vida inteira passou ameaçada por uma tuberculose, nem se casou por isso, mas viveu 82 anos. Seus poemas foram escritos em camadas, sendo de fácil de entendimento tanto para o leitor comum como para leitores mais exigentes.

Um dos poemas mais chocantes de Bandeira é O Bicho: Vi ontem um bicho/Na imundície do pátio/Catando comida entre os detritos.//Quando achava alguma coisa,/ Não examinava nem cheirava:/ Engolia com voracidade.// O bicho não era um cão,/ Não era um gato,/Não era um rato.//O bicho, meu Deus, era um homem. 

O espetáculo foi arquitetado pelo presidente da Academia Araçatubense de Letras, Tito Damazo, e tem a direção de Carlos Paupitz, que tem grande experiência no teatro araçatubense, e Antônio Luceni, coordenador do núcleo local da União Brasileira de Escritores. Haverá a participação de Cidinha Baracat, Marilurdes Campezei, da pianista Rosângela de Souza Lima Almeida e do coral da Apeoesp, sob a regência de Marinete Capóssoli.

Do Grupo Experimental, participarão: Marianice Paupitz Nucera, Elaine  Alencar, Maria Rosa Dias, Larissa  Alves, Vicente Marcolino Rosa, Antenor Rosalino
Maria José da Silva, Albertina Saraiva (Tina),  Duxtei Vinhas Ítavo, Manuela Sant’Ana Trujillo, Wanilda Meira Costa, Rita Lavoyer, Ana Almeida, Pedro César Alves, Hosanah Spíndola de Ataíde,     Larissa Buzatti Meca, Fernanda Colli, José Hamilton Brito.

A Secretaria Municipal de Cultura está participando com o básico: o empréstimo do teatro e das dependências usadas durante os ensaios. Também colaboraram os profissionais da secretaria: Carlos Paupitz e André Luís Ferreira (iluninação). Alex Guru (funcionário da Secretaria Municipal de Comunicação) colaborou com a parte gráfica.

O talento é de todo o grupo, mas acima de tudo a construção do espetáculo se deu pela renúncia ao estrelismo e à exacerbação do ego. Todas as entidades se uniram e o brilhantismo será visto amanhã, no teatro municipal Castro Alves, gratuitamente. Compareça, você é nosso convidado.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: