AGENDA CULTURAL

22.11.13

Buteco Legal - 3.º Festival de Comida de Boteco de Araçatuba



Hélio Consolaro*

Estamos a uma semana do Buteco Legal. Evento que vem crescendo significativamente em Araçatuba, estando na 3.ª edição. Festivais de comida de boteco são um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil.

Desde setembro, a Secretaria Municipal de Turismo está visitando os botecos que fazem comida no local para convidá-los à participação. Nesta semana, encerraram a passagem da comissão julgadora pelos botecos para avaliar a contagem de pontos e chegar à classificação.

Foram julgados quatro itens: petisco, prato (ou um ou os dois), qualidade da bebida (temperamento), higiene e qualidade no atendimento. A premiação ocorrerá na parte da tarde da Grande Saideira.

A saideira é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, será no dia 30 de novembro de 2013, das 10h às 22h, com a presença dos 27 botecos participantes. Já foi impresso o guia astronômico, onde há fotos dos pratos de cada boteco, endereço do estabelecimento com telefone e horário de funcionamento.

A realização é feita em parceria da Prefeitura Municipal de Araçatuba com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araçatuba (Sinhores), presidido por Euflávio de Carvalho Jr., com apoio do Sesc e empresas patrocinadoras.  

O poder público municipal investe no evento para dar visibilidade à gastronomia popular e estimular a pequena empresa do setor, pois um dos pré-requisitos é o estabelecimento ser registrado (ter CNPJ) como micro-empresa.     

Trata-se de uma atividade turística e econômica, porque há muitas pessoas que adoram essa atividade da gastronomia popular. Assim estaremos promovendo o turismo regional, promovendo a vinda de pessoas para Araçatuba.
Saideira de 2012
A saideira do próximo sábado, além dos pratos, petiscos e bebidas que estarão à venda, teremos artesanato, água de coco, doces.

Até sábado, na praça São Joaquim, bem no centro de Araçatuba. E no domingo (1.º/12/2013), das 18h às 22h, na mesma praça, show da Arena Universitária. Tudo fazendo parte do aniversário de Araçatuba (sem pagamento de ingresso).  


*Hélio Consolaro é secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP    

Nenhum comentário: