AGENDA CULTURAL

11.11.13

Mapeamento e “cadeias” norteiam contato entre CIC e secretário de Estado


Em encontro produtivo, Marcelo Mattos Araújo recebeu comitiva de 10 cidades ligadas ao Consórcio; boas ações em vista

A tarde de 22 de outubro marcou mais um encontro histórico para a gestão cultural no interior paulista. Diretoria do Consórcio Intermunicipal Culturando (CIC), encabeçada pelo presidente em exercício da entidade, Raul Gírio (prefeito de Jaboticabal) e gestores culturais de 10 cidades marcaram presença na Secretaria de Estado da Cultura: Araçatuba, Barretos, Colômbia, Guaíra, Jaboticabal, Matão, Monte Alto, Olímpia, Sertãozinho e Taquaritinga.
A pauta principal foi a apresentação, ao secretário de estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, da estrutura e funcionamento do CIC, o primeiro consórcio exclusivo de cultura do País. Junto a ele esteve o assessor parlamentar João Manoel da Costa Neto, que acompanha os trabalhos do Consórcio desde o início.
Imagem inline 2
Momento do encontro com secretário da Cultura; 10 cidades representadas por seus gestores culturais e prefeito de Jaboticabal, Raul Gírio, presidente em exercício do CIC

O secretário se mostrou empolgado com a experiência consorcial, sobretudo pelos resultados quanto a pequenas e médias cidades. Questionado sobre um possível retorno das representações regionais, Araújo demonstrou preferência pela organização em consórcios intermunicipais, mais efetivos para o atendimento regionalizados.



Projetos
A Secretaria Executiva do CIC levou algumas pautas para possível parceria, das quais um projeto de transformação dos antigos CDP - Centros de Detenção Provisória ou cadeias públicas desativadas em em centros culturais.
O secretário estadual irá sondar a Secretaria de Segurança Pública para saber em que pé estão as estruturas, desativadas em várias cidades do estado.

Diagnósticos
O CIC levou diagnóstico preliminar de cidades consorciadas, em um início de atualização do mapeamento dos aparelhos culturais, potenciais, dificuldades, demandas e necessidades dos municípios.
Nesse sentido, o secretário solicitou que haja um aprofundamento nesses diagnósticos, para que seja montada uma apresentação do panorama consorcial atualizado para, aí sim, Secretaria e Consórcio debaterem com mais bases as futuras parcerias.
Essa apresentação deve ocorrer ainda nesse ano.
Imagem inline 3
Foto ligeiramente "cortada" mas representativa dos presentes no encontro com o Secretário; diálogos produtivos rumam a ações de peso no interior


Foi um encontro extremamente produtivo. O secretário mostrou sua vertente prática, de fazer as coisas acontecerem, o que nos deixa com grande perspectiva de projetos e ações conjuntas, em benefício de nossas comunidades”, destaca Raul Gírio, presidente em exercício do CIC.


Nenhum comentário: