AGENDA CULTURAL

26.12.13

A arte da gambiarra correndo nas veias

Mas o que afinal é gambiarra?
Fred Paulino, que forma o Coletivo Gambiologia com Lucas Mafra e Ganso, aponta que na formação da cultura brasileira nota-se a carência material e a dificuldade na aquisição de recursos. Aliado ao restrito acesso à educação o brasileiro acaba por criar seus improvisos, muitas vezes chamado de gambiarra. No entanto, o conceito extrapola o “bombril colocado na antena para melhorar o sinal da TV ou as alças das havaianas arrebentadas presas com clipes”, e passa pelos universos da tecnologia e artes plásticas. “Pensaremos de forma mais ampla a gambiologia que é substantivo comum e internacional: um inusitado e peculiar abecedário, ou framework...”, explica Fred Paulino.
Em entrevista para a revista  EOnline (Sesc) Fred também define gambiologia como “a ciência da gambiarra, essa maravilhosa habilidade do brasileiro (e de qualquer ser humano) de adaptar-se conforme suas necessidades, e mais ainda, reinventar objetos ao seu redor, exercendo a criatividade espontaneamente". O grupo, de mesmo nome, é também formado a partir do encontro de três designers e artistas plásticos em 2008, em Belo Horizonte; com a proposta de levar a ideia de improvisação da gambiarra para a arte eletrônica, a cultura digital e o design de produtos, áreas em que o grupo trabalha. “Nesse sentido, a palavra Gambiologia também pode ser entendida como o neologismo que une gambiarra e tecnologia”.
Os gambiólogos
“Que atire o primeiro bit quem nunca dependeu da tecnologia e na ‘hora h’ ela falhou, ou não atendeu conforme a necessidade”, provoca Fernando Rabelo. 

Nenhum comentário: