AGENDA CULTURAL

22.1.14

Grupo 12 Mãos deu show


Ouvir bateria, batucada, instrumentos de percussão não é agradável. Quem tem um filho baterista conhece bem o problema, mas Daniel Freitas é um barulhento convicto. Organizou o Grupo 12 Mãos de cajon (instrumento peruano) e ainda, não contente, vai reunir mais de duzentos bateras em 15 de março na antiga Praça Olímpica.

Tudo brincadeira. O cara tem um valor incontestável, acredita na cidade onde nasceu, gosta tanto do que faz que se casou com a Gi, coordenadora regional do Projeto Guri, cuja função é multiplicar a quantidade de barulhentos em Araçatuba. Na família dele, não houve economia. Na falta de um, há dois: Christian Freitas.

O Grupo 12 Mãos foi premiado pelo projeto "A história da percussão brasileira". E no dia 18/1/2014  - sábado - se apresentaram no teatro municipal Paulo Alcides Jorge. O grupo deu uma aula de batucada. Começou atrasado, mas já aprendi a entender músicos. Defini para o Daniel Freitas o que seja o grupo: um grupo de brancos querendo fazer batucada. E fazem com galhardia.




APRESENTAÇÃO DO GRUPO 12 MÃOS

Grupo de percussão experimental, com foco na adaptação de ritmos e instrumentos ao cajón, mesclando seus sons com outros instrumentos.

Descrição
O grupo de percussão experimental 12Mãos foi criado no ano de 2010 por Daniel Freitas numa cidade do interior do Estado de São Paulo chamada Araçatuba, com intuito de produzir peças experimentais e adaptações de ritmos brasileiros no cajón, assim como mesclar os seus sons com os instrumentos típicos da cultura brasileira.
A proposta, pioneira no Brasil, é a utilização do sons dos cajóns para compor peças em formato de camerata com espaços para livre expressão e improvisação.

Com apenas três anos de existência, o grupo 12Mãos alcançou reconhecimento internacional, tem participado de diversas mídias (televisão, Jornais, internet) e Programas de Televisão como: De Ponta a Ponta, Domingão do Faustão, entre outros, tem realizado oficinas e workshows, se apresentado nos circuitos culturais do SESCs e SESIs, além de terem gravado dois videos com grande reconhecimento e crítica positiva o que lhes renderam um convite para se apresentar no V Festival internacional de Cajóns e percussão em Lima no Peru patrocinados pela Embaixada do Brasil e Itamaraty (abril de 2012).

O grupo participou da quebra do record mundial com 1476 cajoneiros tocando ao mesmo tempo em Lima no Peru (evento que foi publicado no Guinnes Book) e em 2012 recebem o troféu Odette Costa da Secretaria de Cultura de Araçatuba pelo destaque internacional.

O 12Mãos é formado pelos músicos Saulo, Fernando Costa, Cristiano Silva, Fernando Barbosa, Estevão Freitas, Daniel Freitas e conta com o apoio da fábrica de cajones Pithy no desenvolvimento dos instrumentos para o grupo.
O que caracteriza o show “ O CAJÓN E A PERCUSSÃO BRASILEIRA “ é a constante interação entre os músicos e o público, não somente na descrição dos ritmos e influências culturais mas também na participação do público como músicos no palco.

Contato (Daniel Freitas): 18 99772-0792
danielfreitasdrums@gmail.com 

Nenhum comentário: