AGENDA CULTURAL

31.1.14

Visita da ministra Marta Suplicy a Araçatuba

Prefeito Cido Sério e Marta Suplicy com a corte real do carnaval 2014 de Araçatuba
Hélio Consolaro*

Araçatuba, na quinta-feira, 30 de janeiro de 2014, estava com ares de capital, com governador e ministra. A cidade e região retomando seu lugar de importância no Estado de São Paulo.
 
Marta Suplicy com o Balé Municipal de Araçatuba
Para o mundo cultural de Araçatuba, foi uma novidade, pois nunca recebemos um ministro de Cultura, sendo que o ministério foi fundado em 1985, há quase 30 anos. Temos uma ministra que não é artista, é acima de tudo gestora e política, com a experiência de prefeita de São Paulo, maior cidade brasileira.


Marta Suplicy foi parlamentar em vários mandatos, mãe do Supla (roqueiro), ex de Eduardo Suplicy, tinha programa de televisão de orientação sexual na década de 80. Ela é uma pessoa com muita experiência.
 
Estação Taveira - trabalho feita pela Secretaria municipal de Cultura no bairro rural de Eng. Taveira
Às vezes, prefeito, governador ou presidente da República mesmo, põe na pasta da Cultura um artista, alguém do mundo da intelectualidade e não dá certo, porque não tem tino administrativo, não sabe fazer gestão, não sabe mandar, gosta mesmo da arte. Ana Hollanda, ex-ministra, foi um exemplo disso.
Como a Marta Suplicy é senadora, já foi deputada federal, conhece como lidar com o Legislativo, os projetos da Cultura no Congresso Nacional foram saindo das gavetas: Sistema Nacional de Cultura, vale-cultura, etc
 
A Choppompeu atendeu com exclusividade o almoço com Marta Suplicy, fechou para isso 
Trabalhar com sua assessoria nesta semana de preparo da vinda da ministra a Araçatuba foi uma forma de conhecê-la melhor. Tudo deve estar nos trinques, gosta de cumprir horário, bem focada.

Como disseram nesses dias nos bastidores da Casa da Cultura Adelino Brandão: “com um secretário de Cultura como o Consa, uma ministra como Marta, numa mesma hora e num mesmo lugar, se fosse para sempre, iríamos morrer de tanto trabalhar”.

A vinda dela para cá foi um coroamento de esforços, pois a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba é muito ligada à Secretaria Estadual de Cultura, que é uma coisa boa, mas totalmente desligada do Ministério da Cultura. Inserir Araçatuba no Consórcio Municipal de Cultura teve com objetivo isto: aumentar o tamanho de nossos braços, para que eles chegassem até Brasília. 
 
Hélio Consolaro (secretário municipal de Cultura), vereadora Beatriz Nogueira e Marta Suplicy
Marta Suplicy (PT) saboreou o cupim casqueirado na Choppompeu, onde também conversou pessoalmente com cada prefeito, vereador, secretário de Cultura. Depois, foi para solenidade no teatro municipal Castro Alves, quando consolidou formalmente os oito Pontos de Cultura de Araçatuba, com a presença do prefeito Cido Sério (PT) e do deputado estadual João Paulo Rillo (PT).
 
Marta ouviu as reivindicações de cada líder comunitário e de cada político da região
Agradecemos o apoio de todos, principalmente do PT local e da macrorregião que convidaram vereadores e prefeitos do partido. O Conselho Municipal de Políticas Culturais ajudou a mobilizar os agentes culturais, como também os conselheiros estiveram presentes nos dois momentos da vinda da ministra a Araçatuba.

A vinda da ministra Marta Suplicy a Araçatuba foi um momento de muita união e sinergia. Valeu a pena todo o trabalho. 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Araçatuba-SP   


  

Um comentário:

claudia colli disse...

Parabéns Hélio! Parabéns à equipe da SMC! Foram momentos importantes para todos os envolvidos nos Pontos de Cultura, gestores,Conselheiros do CMC, políticos e artistas que se preocupam com a cultura no país.
Valeu!