AGENDA CULTURAL

22.5.14

A Semana de Museus e suas conexões

Escrito por Marta Suplicy
Ministra da Cultura- Brasil

A Semana de Museus é um momento muito especial, que registra uma mobilização como raramente se vê, em simultaneidade, entre nossas instituições culturais. Parece que todos os museus guardam uma surpresa e têm algo diferente a oferecer nesse instante em que se reúnem em celebração. A partir da proposta do ICOM, chegamos à 12ª Semana brasileira, com mais de 1300 museus participantes e milhares de projetos executados em todo o país. E ainda teremos a Primavera de Museus, em setembro, fazendo com que todos voltem a concretizar admiráveis manifestações.

Isso é extraordinário e demonstra a vitalidade dos museus brasileiros, numa hora de afirmação e novas conquistas. O IBRAM consolida-se como ponto de equilíbrio do campo museológico, de modo a proporcionar informação e formação, difusão e modernização. A missão educativa e social do museu é amplamente praticada e reconhecida, na atualidade. Os Pontos de Memória dão ênfase à museologia social, e as exposições de curta duração comprovam o dinamismo do setor, pelo número quase incontável a que hoje chegam.
Organizações internacionais incluem essas mostras entre as de maior público no mundo inteiro. Novos museus são projetados e inaugurados, merecendo o vivo interesse do Ministério da Cultura e do IBRAM.

O tema deste ano é fascinante. Coleções criam conexões de toda ordem e, num mundo conectado pelas redes sociais, os nossos acervos e museus devem estar sempre mais interligados no espaço infinito da cultura.

Ao saudar as equipes participantes da Semana de Museus, como Ministra da Cultura, quero agradecer a todos e a cada um pela contribuição vibrante a essa realização e desejar êxito continuado à missão que exercem. Parabéns aos profissionais de museus e ao público que aguardamos com tanto entusiasmo. Os frequentadores dos museus serão sempre a nossa principal conexão.

Nenhum comentário: