AGENDA CULTURAL

5.5.14

Lixão do PSDB vai sair na região

Folha da Região, 04/05/2014
Em Araçatuba, o gerenciamento de resíduos sólidos foi pichado pelos tucanos e oposição de "lixão", rechaçado pelo PSDB, fazendo terrorismo com a população. Agora, os tucanos querem o lixão para eles em Guararapes (governando pelo PSDB).

O tucanato distribuiu presídios por quase todos os municípios da região Noroeste, deixou Guararapes isento de tal obra. Mas vai sobrar para a cidade o lixão (ou outro município).


Agora, o lixão é vantajoso, inclusive para um jornal de Araçatuba, que mudou totalmente a linguagem ao tratar do assunto. Nós continuamos achando que o gerenciamento de resíduos sólidos é mesmo vantajoso e necessário (nossas cidades estão no limite) e que o consórcio intermunicipal assuma a sua implantação.

Mas registramos como é feita a manipulação política por parte do PSDB e de jornal ligado partido. Deixamos aqui registrado nossa indignação: brincam, fazem demagogia com a necessidade do povo.   


A NOTÍCIA DIGITADA 
(FR 4/5/2014)
Reunidas em grupo, prefeituras podem fazer gerenciamento de resíduos sólidos

Assim como ocorre com a manutenção da iluminação pública, um consórcio intermunicipal também pode ser criado para facilitar a implantação de usinas de reciclagem para o tratamento de resíduos sólidos dos municípios que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê.

O prefeito de Guararapes, Edenilson de Almeida (PSDB), o Dede, informa que a ideia surgiu depois de toda discussão com relação à implantação de um centro de gerenciamento de resíduos em Araçatuba, chamado de lixão.

O aterro sanitário seria instalado em área de 73 hectares no bairro rural da Prata, o que causou protestos de moradores. “O comitê da bacia hidrográfica foi contrário à instalação do lixão, mas ser contra e ficar de braços cruzados não adianta. Por isso passamos a buscar alternativas”, explica.

MODELO
Já existe um modelo que pode ser utilizado na região, que é o de uma usina de reciclagem no distrito de Bulhões, no Estado do Rio de Janeiro.

Em abril, o prefeito de Guararapes esteve no local para conhecer o sistema, acompanhado dos prefeitos de Sud Mennucci, Julio César Gomes (PMDB); de Valparaíso, Marcos Higuchi (PSDB); de Itapura, Jerry Geronymo de Oliveira (PMDB); e de representantes das prefeituras de Ilha Solteira e Penápolis.

“Estamos iniciando as discussões e queremos conhecer um pouco mais para não nos precipitarmos. A ideia é interessante”, afirma.

De acordo com Dede, a formação do consórcio é necessária porque a instalação de uma usina do tipo requer o volume mínimo de 100 toneladas por dia de resíduos para serem processados. Guararapes, por exemplo, produz em média de 15 toneladas de resíduos diariamente.

“Uma usina desse tipo resolveria o problema de municípios médios e grandes, mas para os demais, só por meio de consórcio”, argumenta.

SUSTENTÁVEL
A proposta de criação do consórcio para instalação de usinas de reciclagem para o tratamento de resíduos sólidos dos municípios da região deve ser discutida na próxima assembléia mensal do comitê neste mês. O prefeito de Guararapes afirma que o modelo visitado é uma boa alternativa diante da discussão do aterro que seria feito em Araçatuba. “A usina visa qualidade ambiental e respeito ao meio ambiente, que é o que a natureza cobra”, diz.

Durante a visita, foi constatado que a usina do distrito de Bulhões segue modelo alemão de seleção de materiais recicláveis, compactação de lixo orgânico, trituração, aproveitamento de gases e armazenamento dos resíduos orgânicos em bags. Essas estruturas, com capacidade para 4,5 toneladas de lixo compactado, são empilhadas e cobertas com terra, o que evitaria a contaminação do solo, a produção chorume e de mau cheiro.

Se a proposta for aprovada, será feito o estudo para verificar a viabilidade de custos para a implantação da estrutura. Entretanto, Dede informa que seriam necessárias mais de uma usina para atender todos os 42  municípios do comitê, até mesmo por questão de logística. Cada usina de reciclagem do tipo, de acordo com ele, geraria 60 vagas de emprego para recicladores. 

Texto de Lázaro Júnior

Um comentário:

DAGMAR disse...

Procuro a notícia no site do jornal e não encontro.
Creio que bloquearam o acesso para que não haja comentários....é uma manipulação criminosa.