AGENDA CULTURAL

29.8.14

Cursos de teatro gratuitos

A Confraria da Paixão - Teatro e Cultura Popular, com apoio da FUNDAÇÃO ARYMAX, abre Inscrições para dois cursos GRATUITOS, com início em setembro de 2014, que serão realizados em sua sede na Rua Lopes de Oliveira, 659 - Barra Funda São Paulo (Próximo ao Metrô Marechal Deodoro).

Para maiores Informações e Inscrições, os interessados deverão enviar e-mail para: confrariadapaixao@gmail.com.

1. História Social do Teatro Brasileiro (da Colônia à Monarquia)
Horário: Quartas-feiras, da 19:30 às 22:30 horas
Duração: de 3 de setembro à 10 dezembro
É um curso temático, que tem por objetivo estudar as origens do teatro brasileiro a partir de nossa formação etnocêntrica, e as manifestações teatrais registradas nos séculos XVI a XIX, incluindo as manifestações não registradas pela historiografia oficial. Abordará a dramaturgia, a construção do espetáculo e os seus elementos estéticos constitutivos, à luz das condições sociopolíticas, econômicas e culturais, que proporcionaram o surgimento de tais manifestações.
 
2. Teatro Popular e Cultura Brasileira
Horário: Quintas-feiras, das 19:30 às 22:30 horas
Duração: de 4 de setembro a 11 de dezembro
É um curso temático, que oferece um estudo sobre os gêneros teatrais populares (alguns em vias de desaparecimento); uma breve abordagem sobre o teatro popular no Brasil (teatro de rua, mamulengo, circo-teatro, bumba-meu-boi, teatro em forma de cordel, entre outros); e ainda, um estudo amparado na antropologia/sociologia culturais, com o exame de algumas obras clássicas que, no século XX, buscaram uma compreensão sociocultural para o Brasil, como Casa Grande & Senzala (Gilberto Freire),Raízes do Brasil (Sérgio Buarque de Hollanda), e O povo brasileiro (Darcy Ribeiro), dentre outras.
Os cursos serão GRATUITOS. Haverá apenas uma Taxa mensal de R$ 20,00 que será destinada ao material didático e também para um lanche para os alunos.
Ao final dos cursos os alunos receberão um Certificado de Conclusão.


OBS.: Nossa intenção é mantê-lo(a) informado(a) sobre as nossas atividades. Porém, respeitamos a sua privacidade. Se você não desejar mais receber as nossas mensagens, por favor, responda com a palavra REMOVER.

Um comentário:

Anônimo disse...

A cada dia que passa acredito que de realmente gato tem sete fôlegos. E sempre e sempre mais afirmo, o Consa é um desses privilegiados, e possui muito mais que sete fôlegos. E vem aí com esse papo que, se o leitor não desejar receber seus escritos ou informes sobre o que ocorre na seara cultural, é só clicar em remover. Será que existe mente tão curta e estreita que aceitaria a sua sugestão? Consa, admiro-o pela sua persistência, pelo seu ânimo, pelo seu incansável caminhar no mundo cultural. De minha parte, muito obrigado. Gabriel - Bié. Campinas.