AGENDA CULTURAL

12.8.14

Semana do Folclore de 2014 comemora e promove a cultura regional‏


Para conhecer e assimilar a história da construção da cultura de outros povos é imprescindível que a criança conheça o desenvolvimento e evolução da própria cultura. É com base nesse entendimento e para marcar a passagem do Dia do Folclore, em 22 de agosto, que a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza a Semana do Folclore 2014: Nossas Raízes, Nossa História (3º. Folclorata), com apresentações musicais e danças folclóricas.

Em parceria com a Fundação Alphaville e o Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, a Prefeitura e a Secretaria de Educação objetivam resgatar e preservar as tradições culturais da região. A abertura será nesta terça-feira (12), no Teatro Thathi COC, às 18h30. As apresentações ocorrerão nos dias 13, 14 e 15.

O evento mobilizará alunos e professores do Ensino Fundamental da rede municipal para um retorno às raízes. Escolas de outros municípios da região também foram convidadas para participar do evento e compartilhar o patrimônio regional. Catira, mulher rendeira, bumba meu boi, carimbó, folia de reis, danças gaúchas e capoeira são algumas das manifestações que serão apresentadas pelos estudantes.

A presidente do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, Cláudia Colli, destaca a importância desse tipo de evento para a formação das crianças. "Nós, tanto o Centro de Tradições quanto a Prefeitura de Araçatuba, temos a missão de espalhar a cultura folclórica, principalmente às crianças, pois conhecendo a própria cultura o indivíduo compreenderá a importância de mantê-la viva, para, assim, proteger nossas características e identidades".


A semana do folclore está crescendo e se tornando cada vez mais abrangente. Em 2013, a festa cultural reuniu cerca de 400 pessoas por apresentação, no Teatro Castro Alves. Neste 3º. Folclorata, a expectativa é de 750 pessoas por espetáculo.

Nenhum comentário: