AGENDA CULTURAL

10.10.14

Escolas municipais inauguram bibliotecas



A Rede Municipal de Ensino de Araçatuba recebeu duas novas bibliotecas escolares esta semana. Na quarta-feira (8), a Emeb Leonísia de Castro, na região central da cidade, inaugurou a biblioteca Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Entre as várias atividades desenvolvidas na inauguração, houve apresentação de teatro por parte dos alunos da escola e contação de história pela contadora de histórias e membro da equipe da Secretaria Municipal de Educação, Roberta Caetano da Silveira. Estiveram presentes várias autoridades, entre as quais o secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Custódio, que destacou a importância do ato. “Gostaria de parabenizar a direção e toda equipe escolar por esta nobre e importante iniciativa. Quem ganha com isso é a comunidade educativa desta escola. E, principalmente, os alunos que aqui estudam”.


A diretora da Emeb, Fernanda Quaggio Hernandes, lembrou do esforço que toda equipe teve para inaugurar a biblioteca: “São contribuições vindas de todos os lados; pais, alunos, direção, professores, secretaria de educação, enfim, vários são os responsáveis por essa tão importante conquista... Agora é usufruir da biblioteca”.

Na terça-feira (7), a Emeb Fausto Perri, localizada no bairro Umuarama, inaugurou a biblioteca Ruth Rocha, com um acervo de aproximadamente 1000 livros. O espaço conta ainda com brinquedoteca e videoteca e foi personalizado com frases e personagens da literatura infantil e juvenil.

Segundo a diretora da escola, Yeda Pazian, os alunos agora terão mais um espaço para o enriquecimento curricular. “A biblioteca é um lugar mágico e muito importante na formação de qualquer pessoa, principalmente das crianças. Estamos há um ano preparando tudo com muito carinho para oferecer o que há de melhor para nossos alunos e toda comunidade escolar”.


Para as duas inaugurações o escritor e professor da Rede Municipal de Ensino, Antonio Luceni, foi convidado a dialogar com as crianças e falar um pouco sobre a importância da biblioteca na vida das pessoas. “A biblioteca, assim como qualquer outro equipamento social, exerce uma função singular em nossas vidas; é no convívio multifacetado promovido pela biblioteca que os conhecimentos são intercambiados, experiências e vivências trocadas, enfim, em que o poder da palavra se mostra em sua máxima potência”, enfatizou o escritor.

Nenhum comentário: