AGENDA CULTURAL

20.11.14

Araçatuba, território da dança

Primeira página do caderno Vida, jornal Folha da Região, 13/11/2014, divulgando a pesquisa da empresa JLeiva 
Hélio Consolaro*

Permita-me, caro leitor de outras cidades, porque hoje, com mais ênfase, vou prosear sobre Araçatuba. Sempre faço isso neste espaço, com permissão do senhor editor, mas hoje manifesto minha alegria por todos os poros.

A JLeiva, empresa de consultoria em eventos culturais e esportivos, num projeto financiado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) e pelo ProAc (Secretaria Estadual de Cultura), revelou dentre outras coisas que Araçatuba é a cidade líder do interior paulista, onde os espetáculos de dança tem um grande público. Ver a pesquisa, clicando aqui.

Percebemos isso quando em setembro de 2013 a Companhia São Paulo de Dança deu espetáculo de dança, 550 pessoas conseguiram ingressos, cerca de 300 ficaram do lado de fora sem poder entrar. A própria companhia se admirou disso, já que em Campinas tiveram 300 espectadores.

Nessa intuição, que a Prefeitura de Araçatuba, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura, resolveu realizar o 1.º EDARA – Espetáculos de Dança de Araçatuba, estimuladas pela TV Tem, de 28/11 a 02/12/2014, nos 106 anos de Araçatuba. Assim, Araçatuba está sendo marcada como o “Território da Dança” do interior paulista. Nacionalmente, a dança é uma marca de Joinville (SC) e Curitiba (PR). Ver programação do EDARA, clicando aqui


Essa marca positiva que Araçatuba ganha não aconteceu gratuitamente, não caiu do céu, ela foi construída com uma política pública de investimento na cultura do prefeito Cido Sério (PT). Fomentar e formar público, não se restringe apenas à programação de eventos.

Quando chegamos à Secretaria Municipal de Cultura, em 2009, tínhamos uma sala de balé na Casa de Cultura Adelino Brandão (centro) com menos de 100 alunos. Hoje, temos mais 05 salas de balé construídas em escolas municipais em escolas municipais dos bairros da cidade, perfazendo quase 800 alunos, onde a Secretaria Municipal de Araçatuba ministra aulas de balé.

Além disso, temos várias academias particulares pela cidade, que ministram cursos em vários gêneros da dança. Assim, a realização do 1.º EDARA é a coroação de um trabalho realizado em vários anos.

Ana Botafogo é a madrinha do evento, ministrando uma oficina. Cia. Cisne Negro, Quasar (Goiânia), Anacã, Faces Ocultas (Salto-SP). É bom lembrar que o EDARA não vai se limitar ao balé, mas teremos a dança de salão com Carlinhos de Jesus, danças populares como catira, axé, sapateado, dança do ventre com Munira, Nélson Triunfo – danças de rua, Discípulos do Ritmo, Frank Ejara.


Participarão com apresentações o Balé Municipal, Academia Equilíbrio Natália Silva Ballet, Escalada Ballet, Ana Eliza Antunes, Academia Stella Maris, Sandros Dance, Anamaria Ballet e grupos da região previamente inscritos. Haverá muitos workshops. 


Contamos com sua presença.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Secretário municipal de Cultura - Araçatuba-SP

Nenhum comentário: