AGENDA CULTURAL

20.11.14

MAAP recebe exposição sobre artefatos do candomblé






Durante a programção do II Festival de Cultura Afro-Brasileira, o Museu Araçatubense de Artes Plásticas (MAAP) recebe a exposição “Roupas de Santos”. As peças ficam em exposição até o próximo dia 24, aberta das 8h às 17h30. A mostra faz parte dos enfeites e adornos da Roça de Candomblé “Ilê Asé Opô Obá Edun Ará”.

Trazendo objetos que fazem parte das obrigações e trabalhos da roça de candomblé, enfeites, utensílios e adornos dos Orixás e Santos, a mostra retrata de maneira fiel aquilo que se encontra dentro do candomblé. Dentre as roupas de orixás expostas estão Iansã, Oxóssi, Iemanjá, Oxalá, Oxum, Ossain, Omolu, Ogum e Xangô. Além disso, outros apetrechos e adornos estão expostos para visitação.

A exposição faz parte do acervo da Roça de Candomblé “Ilê Asé Opô Obá Edun Ará”, que tem como responsáveis a Yalaorixá Maria ty Ayra, a Yalase Bárbara, o Babá Egbé Cassiano do Ogum, a Ekedy Eliandra de Iansã, e o Babalorixá Wagner de Ayra.

Apresentação
No sábado (22) a partir das 20h, o grupo fará uma apresentação para divulgar a cultura da religião afro na Praça João Pessoa, e no domingo, as 10h haverá um Siré (dança com canções e orações) para expor o conceito da religião.

Serviço
Exposição de Roupas de Santo
Museu Araçatubense de Artes Plásticas
Das 8h as 17h30
Livre - gratuita

Nenhum comentário: