AGENDA CULTURAL

19.11.14

Estão abertas as inscrições para o samba enredo do carnaval 2015


As inscrições para o samba enredo do Carnaval 2015 já estão abertas a partir desta terça-feira (18), até se estendem até o dia 15 de janeiro. A ficha de inscrições e o regulamento poderão ser retiradas na sede da Secretaria Municipal de Cultura, das 8h30 às 17h, na Casa da Cultura Adelino Brandão, onde fica a secretaria, situada na rua Anita Garibaldi, 75 - centro de Araçatuba. O compositor necessita estar cadastrado na Secretaria Municipal de Araçatuba.

A letra do samba-enredo precisa estar relacionada com o tema do carnaval de 2015 "Oxente! Uai! Vôti, véi!", sem necessidade de trazer a frase do slogan. O prêmio será de R$ 3.000,00. A gravação da música no momento da inscrição pode ser "caseira". Do vencedor, será exigida gravação com requintes técnicos, tendo 30 dias para isso.

Segundo o secretário de Cultura Hélio Consolaro, a escolha do tema se deve ao fato de que nordestinos e mineiros, foram os grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e contribuíram para o avanço social e cultura da cidade. "Temos razões de sobra para homenagear essas regiões do país. Tanto os mineiros como os nordestinos são figuras presentes na história da nossa cidade", destacou o secretário. 

O tema do carnaval reúne três interjeições regionais. Entenda o significado de cada uma delas.

Oxente! - Termo usado, principalmente na região Nordeste do Brasil, para expressar surpresa, exclamação. A expressão tem sua origem na frase "Oh minha gente", que logo foi reduzida para "Oh gente!". De acordo com forma de falar na região, o termo tomou a forma de "Oxente".

Uai! - Os dicionários e gramáticas costumam dizer da expressão uai, com pequenas variações, mais ou menos o seguinte: trata-se de uma interjeição usada para exprimir surpresa, espanto, susto, impaciência, terror ou admiração, ou ainda para reforçar o que se disse antes; que é usada no Brasil, sobretudo em Minas Gerais, e também em Portugal, na ilha dos Açores, onde equivale a duas outras interjeições: «Ah!» e «Oh!»

Vôti, véi! – Vôti - Interjeição que designa surpresa, espanto, estupefação, admiração e também alegria, usada pelo interior do Brasil. Há quem diga que é redução da frase “Vou te contar”. Em Araçatuba, ela foi reforçada com a presença do vocativo “véi” (velho).

Clique aqui e confira o regulamento para a inscrição do samba enredo.

Nenhum comentário: