AGENDA CULTURAL

7.11.14

Soraia Dias, coração dividido entre o amor pelo rock e a corte real


Com seu jeito sistemático e habilidades competentes naquilo que faz, a servidora municipal Soraia Dias comanda os passos da Corte Real Municipal, nos dois meses que antecedem o carnaval. Há oito anos no posto de comando, Soraia trabalha ao lado de outros dois companheiros ao longo desses anos, são eles Alcides Teodoro (o chofer real, já entrevistado pelo blog) e Aldenir Rocha (apelido: Malulinho).
A servidora, que está há 24 anos na Prefeitura de Araçatuba, tem mais de 20 na Secretaria Municipal de Cultura. Durante esses oito anos, ela conta que viveu diversas experiências e histórias engraçadas.
Soraia possui um diferencial: é apaixonada por rock desde a adolescência, mas isso não a impede de ficar a frente da coordenação dos trabalho da Corte Real por todo esse período e desenvolver o trabalho com amor e dedicação. Quem não conhece Soraia a fundo, dificilmente imagina esse seu lado “carnavalesco”.
Antes de coordenar as atividades e programação de apresentação da corte, Soraia dividia o comando com a atual diretora administrativa, Vanessa Manarelli.
Sempre com ampla aceitação do público e apoio da população, ela credita o sucesso das atividades da Corte Real aos esforços da Secretaria Municipal de Cultura, que mantem a tradição dessa atividade, a fim de que esse costume nunca se desfaça da cultura local.
Rei e rainha
Durante todos os anos cuidando das atividades da corte, Soraia relembra dos reis e rainhas que passaram pelo seu comando. “É inevitável falar de Rei e Rainha sem lembrar de Alexandre Melinsky e Luciana Samuel. Eles fizeram parte da Corte Real durante muitos anos, são figurinhas carimbadas”, conta.
Ela ressalta ainda a participação do último casal André Primão (rei momo) e Renata Sol (rainha), que desenvolveram um trabalho fantástico, de extrema competência e amor pelo trabalho na corte.
Visitas
As visitas durante o período que antecede o Carnaval tem um ritmo frenético, destaca Soraia. “As duas semanas pré carnaval são intensas. Esse ano, fizemos visitas das 8h às 22h. É intenso, mas gratificante”.
Eles visitam escolas públicas e particulares, fazem apresentações em hospitais como Benedita Fernandes e Ritinha Prates, além de visitar prédios e eventos públicos.
“A Corte Real é valorizada principalmente pelas crianças. São elas que nos recebem com maior entusiasmo e carinho. Eles questionam o rei e a rainha sobre como é ser membro da corte e como faz para participar”, destaca Soraia.
É nas visitas que Soraia destaca a importância e empenho de seus companheiros de trabalho Alcides e Aldenir (Malulinho). O trabalho de Alcides, o chofer real, é destacado pela paciência e amor pelo que faz. Já Aldenir, o Malulinho, tem como característica de trabalho seu empenho, desdobramento nas atividades das visitas e carisma.
Expectativas
Para o ano de 2015, Soraia torce para que o público do Carnaval seja ainda maior, e que as escolas se empenhem para levar um trabalho extraordinário à avenida, proporcionando o melhor da beleza carnavalesca, que já esta “enraizada na cultura araçatubense”.
Para os próximos integrantes da Corte, ela espera que os mesmos sejam apaixonados pelo carnaval, responsáveis, competentes e educados, assim como casal que integrou a equipe deste ano e os demais participantes ao longo desses anos.

Nenhum comentário: