AGENDA CULTURAL

24.12.14

Venina veneno


A NOVA CELEBRIDADE DA GLOBO
Raul Longo

Há muito a Globo se tornou a maior indústria de celebridades do Brasil. Se caiu nas graças da Globo é como se dizia antigamente: “fazer a cama e deitar na fama”.
Não precisa muito. Como declarou a Xuxa em transmissão da emissora num concurso para escolher novas “Paquitas” a mostrar as pernas de fundo ao vazio da animação de seu programa infantil: “Pra ser Paquita não precisa ser inteligente! É só ser bonita e saber dançar!” O que comprava que ao menos para a Globo as jovens morenas e mulatas brasileiras não são bonitas nem sabem dançar, pois toda Paquita sempre foi tão loira quanto a apresentadora que também em transmissão da emissora confundiu uma de suas pequenas fãs com o macaquinho que criava em casa. Tudo gravado e sem censura, de acordo com o padrão de liberdade de expressão da Globo.
No entanto, se real talento, honestidade e alguma inteligência não são requisitos básicos para se tornar um celebridade global, é bom que os futuros candidatos estejam conscientes de que a vida célebre dos globais anda cada vez mais efêmera.
A sorte do Sócrates -- o grego, não o do futebol que igualmente não se tornou célebre pelo “Fantástico, O Show da Vida (Vazia) -- é que em seu tempo a Globo ainda não existia. Se ao invés do Platão quem o tivesse lançado à posteridade fosse um dos programas da Globo, o célebre filósofo hoje seria apenas o irmão do Raí que também ficou famoso sem nenhum empurrãozinho da Globo por não combinar muito com o esquema dos Marinhos.
Isso porque pra ser celebridade Global há que se cair nas graças e intenções da indústria de comunicação. Aí o sujeito tá feito! Vira página amarela da Veja, é entrevistado pela Folha ou Estadão, e tem todo o aparato que da noite para o dia o transformará no mais puro e casto brasileiro ou brasileira de todos os tempos. E se for uma “gostosa” perigas ser capa da “Play Boy”, como muitos já imaginam ser o destino inexorável de Venina Fonseca, a mais recente celebridade dos Marinhos.
No entanto, a volatilidade das celebridades Globais anda cada vez mais acelerada. Observem que de Roberto Jefferson pra cá as temporadas de sucesso têm encurtado bastante. Alguns reclamavam, com razão, que o tenor desafinava demais. De fato, nas urnas até o público vaiou o esquema operístico e a indústria de comunicação liderada pela Globo não alcançou o esperadogran finale para o espetáculo.
Além disso têm os ingratos como a Luciana Genro que mesmo depois de todos os holofotes, do cômodo e confortável sofá do Jô Soares gordamente elevando-a à heroína do Congresso; desacata a indústria dos Marinhos em pleno debate político, nas barbas de um de seus mais fiéis guarda-caça: o William Bonner.
Mas a Luciana já retomou sua linha e há pouco declarou em entrevista a outro veículo da Indústria de comunicações, Folha ou Estadão, que não é possível fazer coalisão com o PT porque o PT fecha com a direita. Ciuminho da Luciana, saudosa dos tempos em que sua amiga e fundadora do seu partido sentava no colo do Arthur Virgílio. Em sentido figurado e literal! E quem tiver a foto por favor me enviei para melhor ilustrar os incrédulos na performance dos talentos globais como HH, hoje esquecida à beira do caminho.
Tais esquecimentos se justificam pela própria ingratidão pública à quem tanto fez para apagar da memória do povo brasileiro tristes realidades como o suicídio do Wallace Simonsen, por exemplo. Simonsen foi o maior empresário brasileiro de seu tempo, além de dono da TV Excelsior, então inconteste líder nacional de audiência, sendo a primeira a transmitir em rede e a cores. Apesar de tudo isso era amigo de Jango Goulart e foi tão pressionado pelo Congresso por Herbert Levy, líder da ARENA e dono do Banco  Itaú em sociedade com os Setúbal que apoiaram Marina Silva nas últimas eleições, que Simonsen se suicidou um ano depois do golpe de 64, abrindo espaço para o fulgor da Vênus Platinada que com o apoio da estadunidense Time-Life monopolizou o mercado a partir de pequena emissora de transmissão local e exclusiva aos bairros centrais da cidade do Rio de Janeiro onde também dispunham do jornal que ocupava a 4º ou 5ª posição em circulação diária.
Post mortem Wallace Simonsen foi inocentado de todas as acusações do Levy, tão judeu e sionista quanto Roberto Marinho que se declarava convertido ao catolicismo, tal como a Globo se anuncia ter sido a pioneira em transmissão à cores, o que só veio a ocorrer anos mais tarde. Talvez por históricos esquecimentos como esse é que nas ruas ainda ecoa o velho refrão muito usado no Movimento das Diretas Já, também então esquecido pela TV e o jornal: “Fora Globo que o Povo não é Bobo!”
O reflexo desse período talvez explique o que ouvi dizer de William Bonner ter reclamando durante a apresentação do seu telejornal por o terem atacado pelas redes sociais no decorrer da campanha à presidência. Mas também pode ser, conforme concluiu minha informante, pelo fato de que se Bonner esteve tão intimamente relacionado a uma campanha política a ponto de justificar as irônicas citações dos telespectadores, é porque ou não está cumprindo seu papel de jornalista com honestidade ou não está cumprindo seu papel de cabo eleitoral com a necessária transparência. Assunto para o TSE verificar.
Sejam quais forem as razões, o lamento do Bonner é pertinente, afinal para quem declarou à quem editava o Jornal Nacional, deve mesmo ter sido uma profunda decepção a descoberta de que a maioria dos brasileiros não são Homer Simpson! Mais uma dubiedade: ou Bonner se enganou de público ou se iludiu com a audiência apontada pelo IBOPE.
E, aqui sim, uma ingratidão aos desserviços que a Globo vem prestando ao país ao longo de tantas décadas. Até o IBOPE, seu tradicional aliado, entrou na onda da Luciana Genro e também parece andar meio de mal com a emissora quando registra a queda dos índices de audiência de diversos outros programas, além do JN. Assim não há anunciante que aguente o custo dos segundos mais caros da TV brasileira! Até mesmo a moça que vez em quando ajudava na limpeza daqui de casa um dia me perguntou se ainda existe aquele programa que nos finais de ano cria novas fornadas de celebridades: o BBB. Dei-lhe a única reposta que me foi possível: “- E eu sei?!!!”
Mas a Globo não depende apenas do Pedro Bial para formar novos heróis nacionais. Em seus estúdios sempre se forjam momentâneos grandes brasileiros em substituição aos já esquecidos na frustração de promoção da última tentativa de golpe. Se hoje um Collor, depois um Jefferson, amanhã um Barbosa e por aí vai! No entanto observo que esses heróis e heroínas globais são cada vez efêmeros, passageiros.
O Barbosa, por exemplo? Cadê o Barbosa? O Luciano Huck demitiu o filho? Aliás, afora contratar filho de Presidente do STF, o que mais faz o tal Huck na Globo? Dizem que os Marinhos até intencionavam transformá-lo em presidente, mas afora ser uma celebridade, casado com outra das celebridades recém demitida da Globo, que pito toca o rapaz? Pelo jeito é mais um daqueles caçadores de marajás de quando Globo apita pra chamar inhambu e acaba atraindo urubu, resultando em mais uma celebridade esquecida nos vãos da história que tão galhardamente a Globo vinha escrevendo para o país até a internet estragar ainda mais a obra já de per si canhestra.
Cogitou-se as razões da demissão da célebre apresentadora que se não estou enganado é a esposa do Huck, mas se não for não faz grande diferença porque o que espanta é justificarem por corte de custos de produção. Não acredito que como líder nacional em sonegação de impostos a Globo não tenha dinheiro para pagar e até triplicar os salários de suas celebridades! Afinal, ainda este ano a revista Forbes indicou cada um dos três Marinhos, isoladamente, como os homens mais ricos do Brasil!
Vai ver que os motivos são bem outros... Com aquilo de promover Black Blocs que ao esmerdear a sede da emissora em São Paulo acabaram indispondo a emissora com a Genro -- a quem faltou percepção para conter o grupo quando passaram a não mais interessar aos promotores do evento das Jornadas de 2013 --, imaginem se os “baixinhos” resolvem estuprar a rainha de suas infâncias! Seria incesto e isso a Globo não pode admitir! Ao menos não assim explicitamente!
A verdade é que com Homer Simpsons não se brinca, pois se a criatura se volta contra o criador não há santo que acuda! Nem o São Joaquim Barbosa que a Globo inventou para substituir o já esquecido São Benedito, mas não deu certo a pretensão de casá-lo com Nossa Senhora da Aparecida para transformar o ex pedreiro em padroeiro da Justiça Brasileira. Condenações sem provas, ressuscitar e implicar pessoas mortas, alterar autos, expulsar advogados e esconder processos, ainda vai, mas depois que vazou na internet a história do apartamento em condomínio de alto luxo de Miami, o Santo Barbosa acabou-se como do pau oco.
A bem da verdade, Barbosa não teve culpa nem a Globo que jamais deixou o Vídeo Show documentar o bastidores do maior programa da emissora desde que fomentada pela ditadura: o fantástico show da política onde até líder de quadrilha de tráfico internacional de drogas vira anjo. Barbosa só o que fez foi criar uma empresa para adquirir seu milionário (em dólares) cafofo de Miami, curtindo o merecido descanso da aposentadoria antecipada como celebridade global. Quem de fato estragou tudo foram os “blogueiros sujos” que ao invés de jornalismo de hipóteses como ensina Ali Kamel, o diretor de jornalístico da Globo, ou de montagens editoriais de farsas como ensinava seu antecessor; cismam de fazer jornalismo investigativo. E sem sair de casa, como qualquer cidadão abelhudo que deseje realmente se informar sobre fatos e verdades pode fazer através de seu próprio computador.
Exatamente isso foi o que fez o Fernando Brito, se metendo no linkedin da Venina para destilar veneno capaz de dissecar qualquer consistência da nova celebridade da Globo, antes mesmo dos programadores gráficos da Abril prepararem sua foto como play mate do mês.
Depois dessa do Brito, nem a bunda nem a casa da Venina vão aparecer nas publicações da  Abril.
Por falar nisso, ainda existe a revista Caras? Publicaram fotos do apê do Barbosa em Miami?Chiquérrimo!...
A do famoso e inexistente tríplex do Lula, apesar de ainda não construído já deve ter ilustrado matérias do jornal O Globo... Ou estou exagerando no potencial criativo do grupo Marinho?    
Fato é que o público brasileiro não mais poderá usufruir tranquilamente das delícias do show da vida das celebridades globais com essa internet a revelar o verdadeiro lado podre de tudo o que a Globo cria! É revoltante! E se continuar assim, imaginem o que farão com o Gilmar Mendes! Com a Verônica Serra? O Aécio Neves? E tantas das outras intocáveis celebridades, sejam as da beira do caminho da história da Mídia ou as em voga?
Se não deixam quieto nem os modestos desvios do Metrô de São Paulo, certamente vão bisbilhotar sobre os maiores beneficiados pelo esquema de corrupção na Petrobras só pra turvar a imagem de tudo o que a Globo transmite. Ô  gentinha venenosa! Vejam aí a matéria ilustrada pelo biquinho da Venina e concluam:
 A heroína do Fantástico e a Venina do Linkedin… Duas vidas diferentes?
22 de dezembro de 2014  
Autor: Fernando Brito

Depois de aceitar que Paulo Roberto Costa passou ao menos três anos roubando “enojado” e “enojado” continuava recebendo parcelas de propinas por contratos mesmo depois de ter sido afastado da empresa, agora temos a história mais que capciosa de D. Venina Fonseca, a quem não posso, por desconhecimento, acusar de nada – a Petrobras não abriu os detalhes dos processos interno que correm contra ela, embora ela tenha ido ao Fantástico acusar a presidente da empresa de cúmplice de todos os malfeitos da empresa.

Mas posso, como qualquer jornalista deveria fazer, comparar o que ela disse na televisão com o que é, segundo ela própria, sua carreira na empresa.
Segundo a transcrição da entrevista feita pelo Diário do Centro do Mundo, ela diz que “eu trabalhei junto com Paulo Roberto, isso eu não posso negar. Na diretoria de abastecimento, a partir de 2005″.
Não é verdade, segundo a própria Venina informa em seu currículo no Linkedin.

Lá, consta que ela era – o texto eu cito em inglês, como está escrito – “Manager, Implementation of Integrated Management Systems at Natural Gas Logistics Supervision Centre. De “May 2002 – May 2004 (2 years 1 month)“.

Ora, de 2001 a 2003, Paulo Roberto Costa era responsável pela Gerência Geral de Logística da Unidade de Negócios Gás Natural da Petrobras…
Depois, segundo a própria Venina, em  seu Linkedin, foi ser “Assistant Manager to the Downstream Director’s Office” (diretor de abastecimento), em maio de  2004.

Paulo Roberto Costa assumiu a diretoria de abastecimento em… 14 de maio de 2004.
Não seria justo inferir ligações anteriores, mas é a própria Venina quem documenta que não foi “na diretoria de Abastecimento, a partir de 2005″, mas que durante ao menos sete anos era auxiliar de confiança de Paulo Roberto Costa.
Mais adiante, Venina diz:

“A opção que eles fizeram em 2009 foi realmente me mandar para o lugar mais longe possível, isso está entre aspas, onde eu tivesse o menor contato possível. Com a empresa, aparentemente eu estaria ganhando um prêmio indo para Cingapura, mas o que aconteceu foi que realmente quando eu cheguei lá me foi dito que eu não poderia trabalhar, que eu não poderia ter contato com o negócio, era para eu procurar um curso”.

De fato, Venina foi para Cingapura, como “Chief Executive Officer, PM Bio Trading Pte Ltd”, uma joint-venture entre a Petrobras, a Mitsui e a empreiteira Camargo Correia, empresa subordinada a… Paulo Roberto Costa, o diretor de Abastecimento, o enojado …
Quando PRC cai, Venina não é perseguida, mas promovida.
Passa a diretora-gerente (“Managing Director, Petrobras Singapore Private Limited”).
E, segundo ela própria, com amplos poderes pois assim ela define suas funções, desde então:
“Responsável por conduzir o aumento das receitas junto com as margens de lucro e ser responsável por todos os contratos, a evolução dos negócios, as principais partes interessadas e clientes. – Reestruturação de toda a unidade, que resultou em significativa redução de custos e aumentando o lucro líquido três vezes nos primeiros seis meses de nomeação. – Liderou s Petrobras Singapore (PSPL) para atingir um lucro líquido recorde de US 59,5 milhões  em 2012 de US $ 18 milhões em 2011, e, posteriormente, outro avanço no lucro líquido, de US $ 184 milhões em 2013″

Nada de ficar “encostada”, portanto. E muito menos de viver trancada, numa situação de quase “escrava branca”, algo que justificasse a melodramática declaração ao Fantástico de que ” me afastar(am) do meu país, das empresas que eu tanto gostava, dos meus colegas de trabalho. Eu fui para Cingapura, eu não vi minha mãe adoecendo. Minha mãe ficou cega, transplante de coração, eu não pude acompanhar minha mãe. Meu marido não pôde mais trabalhar, ele teve que retornar.”
O marido de Venina, Mauricio Luz, também segundo o seuLinkedin, “had been lived in Singapore from january 2010 to june 2012, working as a consultant and helping to implement the Braskem office in Singapore“.

A Braskem é uma empresa que tem, entre os principais acionistas … a Petrobras, com 47% e a Odebrecht, com 50%.

A saída de Luz, também casualmente, coincide com a queda de Paulo Roberto Costa.

Não se faz aqui, como se viu, nenhuma acusação a Venina, porque seria um absurdo acusar, como ela faz, alguém de irregularidades e cumplicidades sem ter provas cabais disto.

Mas não é possível afastá-la de todo deste caso. Ela estava dentro dos esquemas de Paulo Roberto ou, pelo menos, aceitou-os.

O Brasil está mesmo virando uma fábrica de “santinhos”

Nenhum comentário: