AGENDA CULTURAL

5.6.15

Boticário é dez!



Hélio Consolaro*

Eu sou heterossexual, embora secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP, ambiente em que há um grande número de homossexuais, continuo hétero, e nenhum homo veio me questionar, como também não exijo que outros sejam héteros. Nada mais feliz de gostar de ser o que é, pronto. Respeitar os outros.

Escreveu Elsa Vivant no seu livro "Que é uma cidade criativa", editora do Senac: "Uma sociedade local considerada fechada, ou seja, sem diversidade, nem gays, nem boêmios, não atrai indivíduos criativos, pois em tal ambiente eles não se sentem autorizados a manifestar comportamentos singulares nem a exercer seu gosto por encontros, pela liberdade e pelo imaginário, propícios à expressão de sua criatividade". Elsa Vivant trabalha como professora assistente em planejamento urbano no Instituto Francês de Urbanismo da Universidade de Paris.



Estou dizendo tudo isso porque o comercial do Dia dos Namorados feito pela Boticário é fantástico. Nada de apelação, tudo muito simples, singelo, com muita sensibilidade.

Durante a campanha eleitoral de 2014, escrevi um texto neste blog com o seguinte título: Não compro mais produtos da Natura, porque a empresa financiava gente que praticava a violência contra o PT e a candidata Dilma Rousseff. Violência nunca, nem contra os adversários.

Abandonei os produtos da Natura e aderi ao Boticário. Com tal comercial, fiquei mais feliz com minha mudança. Sei que o Boticário está se aproveitando da Parada Gay, como fez também a Motorola, as duas empresas estão na onda das novelas da Rede Globo, mas estão ganhando dinheiro pregando o amor, a paz, a tolerância, a diversidade. 

O Boticário é dez!

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: