AGENDA CULTURAL

3.6.15

Prefeito Cido Sério quer placas e material de divulgação de Araçatuba

03.06.15 – O prefeito Cido Sério aproveitou a passagem do projeto Gabinete Itinerante da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-SP) por Araçatuba, na terça-feira (2), e oficializou reivindicações diretamente com o secretário estadual de Turismo Roberto de Lucena. Em companhia do secretário municipal de Turismo, Antônio Carlos Ferreira, ele apresentou duas prioridades: sinalização de pontos turísticos de Araçatuba e impressão de materiais sobre essas atrações, em gráfica do Estado.

Lucena informou, de imediato, que “há projeto a ser desenvolvido em parceria com o governo federal, para sinalização de pontos turísticos no Estado de São Paulo. E priorizaremos Araçatuba”. Cido Sério elencou algumas das opções turísticas na cidade, “como templos budistas históricos, parque ecológico, zoológico, engenhos, rio Tietê, pesqueiros, dentre outros. Além de eventos que são referência na região, no Brasil e exterior, como a Expô Agropecuária, encontro mundial de paramotor, nacional de aeromodelismo e outros eventos de negócios”.

GABINETE ITINERANTE

A reunião aconteceu no auditório do Paço Municipal e atraiu prefeitos, vereadores e autoridades das cidades com interesse no reconhecimento turístico ou que aproveitaram a oportunidade para resolver demandas com a Secretaria Estadual. Roberto de Lucena trouxe parte da equipe de trabalho e representantes de associações parceiras do projeto.

Diretor técnico da Setur-SP, Vanilson Fickert explicou o objetivo do Gabinete Itinerante: divulgar e sensibilizar a região sobre as oportunidades e as particularidades atrativas. Ele difundiu a ideia do circuito turístico como um círculo vicioso bom. “O turista volta porque gostou, e porque sente falta de ver o que não viu. E volta trazendo outro junto. O turismo é uma indústria limpa, é uma geração de renda que não cobra imposto da cidade”.

O presidente da Amitur (Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico), Jarbas Favoreto, e Carlos Fernando Zuppo, assessor da Presidência da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades-Estâncias do Estado de São Paulo) valorizaram as ações em conjunto. Eles destacaram iniciativas políticas, garantia de infraestrutura e serviços nas cidades, e qualificação profissional, que podem garantir ao município o selo de qualificação.

O secretário de Estado Roberto de Lucena trouxe comparativos numéricos e chamou de pujante a economia brasileira baseada no turismo. “A indústria do turismo no Brasil é superada apenas pelo agronegócio, e movimenta de 52 a 56 setores da economia. O turismo tem que ser inserido na agenda econômica nacional e dos estados, com o povo tomando consciência da necessidade de sua participação e incentivando o desenvolvimento da economia criativa”. Ao final, ele atendeu os prefeitos presentes.

Nenhum comentário: