AGENDA CULTURAL

26.8.15

Guarda Municipal de Araçatuba completa 66 anos

Prefeito discursa para a corporação
25.08.15 - A solenidade oficial em comemoração aos 66 anos de criação da Guarda Civil Municipal (GCM), no Dia do Soldado, na terça-feira (25), reuniu dezenas de convidados na sede da Secretaria Municipal de Segurança. O prefeito Cido Sério, autoridades civis e militares (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra), secretários municipais, servidores públicos e diversos munícipes fizeram questão de comparecer. Diferencial na festa desse ano foi entrega de certificados de estágio de qualificação profissional ministrado a 238 integrantes, que amplia funções para patrulhamento preventivo.

“A nossa gloriosa Guarda Municipal está completando 66 anos. Desde que assumimos o governo, fizemos muitos investimentos. Esses foram alguns: aquisição de novas viaturas (carros e motos); qualificação profissional sobre temas variados (qualidade total, armamento e tiro, polícia comunitária); normatização de porte de arma; fardamento completo (coletes balísticos, blusas para inverno, coturnos, capas de chuva). E o recente estágio de qualificação profissional, cujos certificados estão sendo entregues hoje”, destacou o prefeito.
 
Cido Saraiva, presidente da Câmara; guarda e o secretário municipal de Segurança, Kerlis Ribeiro. Tendo ao fundo, o prefeito Cido Sério e a secretária Cidinha Lacerda, ambos sentados 
O secretário municipal de Segurança, coronel Kerlis Ribeiro de Camargo, foi o anfitrião. Os vereadores Cido Saraiva, presidente da Câmara, e Gilberto Batata manifestaram reconhecimento em relação à importância do trabalho dos guardas civis na comunidade. A atuação da corporação é vinculada às secretarias municipais de Segurança e de Mobilidade Urbana, cujo secretário é Tadami Kawata.

Outros secretários municipais também compareceram à solenidade: Cidinha Lacerda, de Participação Cidadã; Marta Dourado, de Assistência Social; Valdevino Bittencourt, de Administração; Jorge Rozas, de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Éderson da Silva, de Planejamento Urbano e Habitação; Carlos Farias, de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho; e Sandro Botelho, de Obras e Serviços Públicos.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Em 25 de agosto de 1949 foi criada a Polícia Municipal de Araçatuba (Lei nº. 54) pelo prefeito Joaquim Geraldo Corrêa, o ‘Zizinh
o’. Naquela época, o efetivo era de 20 homens, e o serviço era feito a pé e a cavalo, mesmo nos locais mais distantes da região central.

A proposta era estruturar um corpo de policiamento de vigilância noturna, com expediente das 22 horas às 4 horas, para atuação junto a repartições públicas, monumentos, parques e praças. Fiscalização de trânsito também estava dentre as funções.

Em 1964, o efetivo foi aumentado para 100 homens, criando-se os cargos de secretário municipal de Segurança, um de 2.º sargento (comando da guarda), dois de 3.º sargento (um para comandar o policiamento de trânsito e outro para o policiamento de vigilância), além de três cabos, que faziam a ronda. Na época, esse serviço utilizava um veículo jeep Willis 51 e lambretas.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal dispõe de dez carros e dez motos, com efetivo de 238 profissionais, que se revezam para manter a segurança na cidade durante 24 horas. Também possui sistema de monitoramento à distância de prédios públicos, atuando em escolas municipais, ruas e em eventos de grande circulação de público.
“A grande quantidade – com qualidade – de serviços prestados faz com que a Guarda seja respeitada e reconhecida na comunidade. E a partir da Lei 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais, artigo 3.º inciso III), a nossa Guarda Civil Municipal passou a ter função de patrulhamento preventivo, com direito a abordagens, que antes não tinha, e com mobilidade, ou seja: teve ampliada a atuação para vias públicas do Município. O patrulhamento, que segundo o Decreto 88.777/1981 (R-200) é atividade afeta às polícias militares, a partir dessa lei foi estendido às guardas civis municipais”, concluiu o coronel Kerlis Ribeiro, secretário de Segurança.

Nenhum comentário: