AGENDA CULTURAL

2.9.15

Crianças de Araçatuba dançam frevo na Festa do Peão de Barretos

01.09.15 - A convite dos organizadores da tradicional Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, o grupo de dança folclórica da escola municipal Professora Carmélia Mello Fonseca, no bairro Aclimação, participou do maior evento de rodeios da América Latina. Os alunos se apresentaram com dança do frevo no Rancho do Peãozinho, área destinada às crianças no Parque do Peão.


O grupo de dança reúne crianças de nove e dez anos de idade, e integra o Ponto de Cultura administrado pelo Centro de Tradições Culturais de Araçatuba. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a iniciativa possibilita – desde cedo – o contato com as tradições culturais do município e região.


Segundo a presidente do Centro de Tradições Culturais de Araçatuba, Cláudia Aparecida Amorim Colli, "além de ser um projeto muito positivo, que resgata a cultura popular, o grupo e o ponto de cultura estão se destacando no cenário nacional. Estamos recebendo convites regionais e estaduais para apresentações. Em Barretos, a participação foi no dia 29 de agosto".

Araçatuba também foi representada pela comitiva São Francisco, que participou da Queima do Alho Oficial de Barretos e ficou entre as dez melhores. O concurso reuniu as 17 mais conceituadas comitivas do Brasil, com pratos da comida típica dos tropeiros. O evento promovido pelo Clube Os Independentes aconteceu entre os dias 20 e 30 de agosto.

Um comentário:

Ricardo disse...

Penso que deveriam ter dançado a "Catira" que tem muito mais a ver com Araçatuba e a Festa do Peão, que o frevo.
Mas...