AGENDA CULTURAL

30.9.15

Movido pela fé, Padre Orlando Maffei atrai milhares de pessoas às celebrações

No dia 12 de outubro será desenvolvida e barqueda de Nossa Senhora Aparecida

DA REDAÇÃO, ANTÔNIO CRISPIM - ARAÇATUBA - JORNAL "O LIBERAL", 29/09/2015 

Há sacerdotes que conseguem atrair milhares de fiéis em suas pregações. O padre Orlando Maffei é um destes líderes religiosos que conseguem mobilizar multidões. Ele tem estilo próprio, que cativa e convence os fiéis. No próximo dia 12 de outubro, dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, o padre Orlando vai coordenar mais uma série de eventos religiosos, que têm como destaque a navegata (ou barqueada, como preferem alguns). Este evento religioso foi criado por ele em Araçaçatuba. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores. É exatamente isso que ele quer retratar. E a cada ano atrai mais pessoas.

Materializar passagens religiosas faz parte do estilo do padre Orlando Maffei. Em Andradina, além de atrair uma uma faixa etária que andava distante da igreja - os jovens - por meio de encenações. Ele revigorou e deu novo rumo às celebrações, com templos lotados.

Quando veio para Araçatuba, não foi diferente. No início as missas contavam com bom número de fiéis. Mas muito longe do que é hoje. Aos poucos, padre Orlando foi conquistando a comunidade com seu estilo brincalhão, mas extremamente dedicado à sua missão evangelizadora, tanto que atende cinco igrejas.

Aos poucos a comunidade percebeu que era necessário construir outra igreja Sant'Anna. Todos se irmanaram neste propósito e em 2010, foi inaugurado o novo templo. Há celebrações em que muita gente fica para fora. São mais de 1,5 mil pessoas louvando puxadas pelo padre Orlando Maffei.

"O Senhor me escolheu desde o ventre de minha mãe", diz o padre Orlando, sempre com um sorriso no rosto, explicando que tem uma grande identificação com o profeta Jeremias e diz que desde criança queria seguir a vocação sacerdotal.

NAVEGATA
Na Igreja Sant'Ana o padre Orlando inovou com várias iniciativas, como o "Carnaval da Família com Cristo", a Festa da Criança e a encenação da Paixão de Cristo. A navegata foi um desafio lançado por ele há vários anos. Nos primeiros anos saía do Condomínio Santa Fé e chegava na Ponte Pio Prado. Depois, inverteu o itinerário, mas manteve a mesma fé.

Neste ano a barqueada vai sair às 7h30 da Ponte Pio Prado e deve chegar ao Condomínio Santa Fé e depois passar por outros condomínios como Riviera, Itapoã e Copacabana. Depois há a concentração às 10h30 na Rua do Fico e segue em carreata até a Igreja Sant'Ana, onde será celebrada Missa de Nossa Senhora Aparecida com Bênção das Crianças.

VIDA
Orlando Maffei nasceu na zona rural de Reginópolis (a 169 quilômetros de Araçatuba) em 20 de maio de 1964. Ele veio de uma família muito católica. Desde criança deixava claro que pretendia seguir a vocação sacerdotal. No entanto, ele lembra que a sua saúde sempre foi muito frágil. De acordo com o padre, ninguém esperava o seu nascimento e a sua concepção pegou a família de surpresa. Ele nasceu de sete meses e familiares não acreditavam que teria vida longa. Porém, a fé dos pais e a vontade de servir ao Senhor foi maior e ele superou todos os obstáculos e enfermidades. "Eu não me recordo de ter uma infância saudável, pois eu não podia passar em frente a um hospital que os médicos já me chamavam para dentro", brinca Maffei.

O sonho do jovem Maffei começou a ser realidade em 1986, quando tinha 22 anos. Nesta época foram iniciados os trabalhos vocacionais para que finalmente em 1989 ele pudesse ingressar no seminário, iniciando assim os estudos para ser sacerdote.
Fazendo uma análise deste período estudantil, o padre assume que era um ativista em suas atitudes. Assim como um profeta que denuncia as injustiças e mazelas sociais, Maffei reitera que era o líder dos estudantes de Marília, onde cursava os estudos religiosos. Na época o governo de Fernando Collor de Mello (1990-1992) enfrentava denúncias de corrupção, onde surgiram manifestações pedindo sua renúncia, em especial a dos "Caras Pintadas". "Escolheram-me para comandar os protestos na cidade; talvez fosse por conta de minha experiência com manifestações religiosas e sociais".

Depois de oito anos de estudos, no dia 14 de dezembro de 1996, em Reginópolis foi consagrado e ungido. "Recordo-me que houve uma festa muito bonita na cidade por ocasião da minha ordenação", afirma.
O padre Orlando Maffei optou por atuar na Diocese de Araçatuba e foi chamado para trabalhar em Andradina, cidade onde permaneceu por seis anos.

Ele avalia positivamente o período ali estabelecido, onde destaca conquistas como os trabalhos religiosos e sociais em Nova Independência, também assistida por ele neste período.

Maffei conta que em Nova Independência foi conquistado um sistema de tratamento de água e esgoto até então inexistente na cidade. "Com a Pastoral da Criança conseguimos fazer este trabalho pioneiro em nível de Brasil. Os resultados foram sentidos na medida em que a mortalidade infantil e doenças em crianças tiveram queda exemplar", explica.

Depois de conquistar a população católica de Andradina, Padre Orlando foi chamado em 2002 para uma nova missão evangelizadora. Ele foi designado para assumir o comando das cinco comunidades que abrangem a Paróquia Sant'Ana, onde também aprova os trabalhos realizados ao longo dos últimos anos. "Vale destacar a maneira a qual trabalhos a espiritualidade. Hoje há uma comunidade viva e atuante. Esta é uma das grandes conquistas".

Em Araçatuba, Padre Orlando Maffei também mudou o perfil das celebrações, estimulando a efetiva participação da comunidade, como a Navegata de Nossa Senhora Aparecida e outras iniciativas. 

Nenhum comentário: