AGENDA CULTURAL

29.9.15

Programação - Festival de Teatro de Araçatuba - Festara 2015


04/10 –domingo–Teatro Castro Alves

20h30 - "Vendidas" – Cia. Pau d’Arco de Teatro – São Paulo – SP - comédia contemporânea 16 anos - 80 minutos
(Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba)                                                           Num happy hour de colegas que trabalham numa agência de publicidade, uma das amigas se revela prostituta e tenta convencer as outras a também exercerem a prática. Entre perplexidade, negações, dúvidas e mentiras, elas se convencem com a história. Após a argumentação da personagem que se diz prostituta, e embaladas pelo álcool, perdem os limites e expõem suas intimidades e perversões.

·   05/10 – segunda-feira – Teatro Castro Alves

20h30 - "Balas e Bombas de Chocolate" Cia. Teatro de Coroas - Valparaíso - SP comédia/clow livre -   60 minutos

De uma maneira cômica e suave, o espetáculo mostra aos expectadores as violências e preconceitos que os cercam, nos Bancos, Praças publicas, Hospitais, Programas de TV, Lar doce lar, Trânsito... Uma história muito divertida e cheia de improvisos que vai se desenrolando através dos clowns em cena, que fazem um critica lúdica as atitudes e comportamentos que as vezes realizamos ou presenciamos. Essa história é doce e fará você lembrar-se de algo que já te aconteceu.

06/10–terça-feira–Teatro Castro Alves

20h30 - "Valsa nº 06, um des-concerto" Cia. Inglórios de Teatro - Araçatuba - SP - drama psicológico 14 anos - 50 minutos
Valsa Nº 6” é uma pequena obra-prima de Nelson Rodrigues, sendo um dos seus textos mais montados. Em suma, um clássico da dramaturgia brasileira. Foi escrito para ser um monólogo e tem como personagem Sônia, uma menina de 15 anos, misteriosamente e brutalmente assassinada, e que luta para, entre um delírio e outro, conseguir montar o quebra-cabeça de suas memórias.

· 07/10 – quarta-feira – Teatro Castro Alves - 20h30 - "AMÉM" - Cia. Um e Outro - Araçatuba – SP - drama cômico 18 anos - 70 minutos

Clara vê sua família ruir por culpa do fundamentalismo do padrasto pastor. Seu meio-irmão revela que é gay e é expulso de casa pelo pai, que considera a homossexualidade uma abominação. O rapaz não resiste à pressão e se enforca. Anos depois, a própria Clara é vítima do “amor ao próximo” do padrasto. Engravida-se dele e é levada a fazer um aborto mal sucedido. Clara então passa a vagar, ad infinitum, como uma pastora impostora progressiva e inclusiva, ironizando com acidez e humor crítico a hipocrisia humana.



·    08/10 – quinta-feira – Teatro Castro Alves - 20h30 – “Braseiro” – Cia. Do Blefe – Araçatuba – SP - Drama – 14 anos - 50 minutos

No interior do Nordeste brasileiro, início do século XX, numa casa em ruínas, uma família tenta encontrar uma maneira de salvar o primogênito, que foi pego roubando nas terras do vizinho, inimigo da família. “BRASEIRO” trata o homem em confronto com as condições adversas em que o instinto de sobrevivência prevalece, num jogo árido de “pequenos poderes”.

Pessoas perfeitas
 ·   09/10 – sexta-feira – Teatro Castro Alves - 20h30 – “Pessoas Perfeitas” – Os Satyros – São Paulo – SP - Drama 16 anos - 90 minutos (Sesc)
A peça do grupo Os Satyros, que ganhou o prêmio APCA de melhor espetáculo de 2014, foi criada com base em uma pesquisa sobre moradores do centro da cidade. Uma das personagens é Medalha, uma jovem mística que se mudou para a metrópole e passou a frequentar a Igreja das Pessoas Perfeitas. Outra figura é Sarah, codinome de Ruy, que cuida da mãe idosa e, nas madrugadas, conhece pessoas por meio do disque amizade.

 10/10 – sábado – Calçadão da Marechal com a Princesa Isabel - 11h - "Olhos de Cèu" - Grupo Estopim de Teatro/Senac Araçatuba - SP -                Poético/rua - livre - 45 minutos
Depois do nascimento de Sebastiana, nada será como antes em Santa Rita do Norte: a menina tem olhos de céu. Será dom ou maldição? A cidade inteira está em polvorosa, ninguém sabe mais o que fazer para controlar os fenômenos provocados pela pequena criança. Em Santa Rita do Norte, tudo pode acontecer...

·   10/10 – sábado – Teatro Castro Alves - 20h30 - "SobreViventes" -  Os Hedonistas - Birigui - SP.             drama/contemporâneo- 16 anos -       45 minutos
Uma figura. Dois personagens, que em uma relação terapêutica buscam se livrar das amarras das sombras que os circundam. Como romper o quadrado vicioso onde se encontram? Cada um sobrevive aos seus lobos. Lapsos de lembranças, que trazem à tona a opressão e pressão cotidiana vivida por esses personagens.    
                                             
·   10/10 – sábado – Teatro Paulo Alcides Jorge - 22h - "5 Versões para Medeia" - Grupo Estopim de Teatro/Senac  Araçatuba - SP                        trágico contemporâneo 16 anos - 60 minutos
O mito de Medeia trata da feiticeira que arquiteta meticulosamente a vingança do marido, Jasão. Este a trai em busca de mais poder, mesmo tendo Medeia, rainha da Cólquida, o ajudado a ascender como herói, inclusive, cometendo outras mortes. Medeia vai assassinar os próprios filhos, depois de matar o rei Creonte e a filha dele, Creusa, com a qual Jasão se casa.   
  
                                      
·   11/10 – domingo – Teatro Castro Alves - 20h30 – “Os Adultos Estão Na Sala” – Má Companhia Provoca – São Paulo – SP - Comédia dramática 14 anos  -  70 minutos (SESC)
Numa metrópole de terceiro mundo uma ponte que leva nada a lugar nenhum está sendo construída. Manifestações surgem na cidade enquanto três mulheres adultas se encontram dentro da sala de um apartamento. Um menino está no quarto e ouve a conversa. O mundo adulto parece confuso. Vez ou outra um gato mia. Algo acontece enquanto os adultos estão na sala.
·         12/10 – segunda-feira – Teatro Castro Alves - 17h – “Felpo Filva” – Terceiro Sinal Produções – São Paulo – SP - infanto-juvenil - livre - 50 minutos
Felpo Filva, um coelho poeta solitário, escreve coisas bonitas, mas muito tristes. Um dia, ele se surpreende com um envelope lilás, amarrado com fita de cetim e a partir daí sua vida se transforma. O espetáculo usa de maneira divertida os mais variados tipos de texto como poema, fábula, carta, manual, receita e até autobiografia, permitindo à criança o contato com várias formas de comunicação.


        

Nenhum comentário: