AGENDA CULTURAL

22.9.15

Poupa Tempo ou Atende Fácil?

Vista panorâmica do interior do Atende Fácil, Araçatuba
Hélio Consolaro*

O prefeito Cido Sério, de Araçatuba, inaugurou o recém construído Atende Fácil. Naquele terreno já foi a quadra esportiva do Cinquentenário (1958) e precariamente funcionou uma escola de samba por 20 anos, a Virada do Sol. Como já tínhamos o Poupa Tempo, do governo do Estado de São Paulo, a burocracia não vai mais roubar o tempo da população em nível municipal.

Não se trata de imitar o governo estadual, porque o Atende Fácil existe desde quando o prefeito Celso Daniel administrava Santo André, portanto, parece que foi o PSDB que imitou o PT. Afinal, quem imitou quem não interessa, o importante é que o povo saia beneficado.


As duas propostas são parecidas, conforme a natureza dos serviços que prestam estado e município. Os serviços prestados entre Poupa Tempo (estado) e Atende Fácil (município) não são os mesmos. Não é possível licenciar carro na rua Oscar Rodrigues Alves (entre o Correio e o Vívere), nem resolver questões de IPTU na rua Tenente Alcides Theodoro dos
 Santos, 70 (enfrente à Igreja Santana) - mas as duas casas querem resolver problemas do cidadão com rapidez.

Num futuro próximo, quem sabe, teremos um lugar só para resolver procedimentos municipais, estaduais e federais. Afinal, o povo é um só, o mesmo. A divisão administrativa é apenas uma abstração.
 
Funcionários do Atende Fácil, Araçatuba
A diferença entre a gestão das duas unidades é que o governo do Estado de São Paulo terceiriza seus “poupa tempo” enquanto a Prefeitura de Araçatuba administra diretamente o “atende fácil” de Araçatuba, sem contratar empresa.

Não gosto do nome “poupa tempo”, porque tempo não é dinheiro e nem acho que alguém perca tempo na vida. Como também detesto a expressão “dia útil” para os dias de trabalho e “dia inútil“ para feriados, sábados e domingos”. Na minha concepção, todos os dias são úteis, mas os escravocratas acham que seus empregados têm feriado demais.


Tomara que nas duas casas a economia de tempo sirva para que as pessoas tenham mais poesia na vida, admirem as flores, cuidem mais das crianças. Poupar tempo não é poupar dinheiro.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: