AGENDA CULTURAL

13.9.15

Vereador de dez reais

Hélio Consolaro*

Num momento de destemperança, a vereadora Tieza (PSDB) disse que na Câmara Municipal de Araçatuba há vereadores que não valem dez reais.

Se ela falasse que há secretários municipais que não valem dez reais, deixaria aquela robusta vereadora vermelha de raiva do que disse. Como desvalorizou seus próprios colegas "vereadores", não tenho nada com isso.

Tenho sim, porque há vários vereadores naquela casa que são meus amigos. Comecemos pelo presidente:

CIDO SARAIVA (PMDB): mais de cinco mil votos. Depois que se declarou candidato a prefeito, arrumou muitos inimigos, nem por isso valha apenas dez reais.

RIVAEL PAPINHA (PSB): bem votado como candidato a deputado federal, meio pra cá, meio pra lá, sempre compromissado com seu eleitorado. Vale mais!

CARLOS ROBERTO SANTANA (PDT): não pode ser, embora como vereador de clientela deixa muito a desejar, o 
ex-Carlinhos do 3.o DP não pode ser, ele é um policial. É da bancada de oposição juntamente coma Tieza.

ARLINDO ARAÚJO (PPS): não pode ser, é amigo da Vânia Grossi, vive de cachorrada, a exemplo de Rosaldo de Oliveira, não pode ser. Sexto mandato. Está fora de cogitações, pois é da bancada de oposição, amigo de Tieza. Mas quem será?

BEATRIZ NOGUEIRA (PT): aquela envergadura de mulher vale muito mais. Além disso, é combativa. Tieza não ia chamar outra mulher de vereadora que não vale dez reais. 

DURVALINA GARCIA (PT): professora, mais de 60 anos, terceiro mandato, perseguida pela ditadura militar. Tieza não ia chamar outra mulher de vereadora que não vale dez reais. 

EDNA FLOR (PPS): advogada, já foi mais combativa quando era de esquerda, sempre bem votada, já foi presidenta da Câmara Municipal de Araçatuba, ela é da bancada de oposição. Tieza não ia chamar outra mulher de vereadora que não vale dez reais. 

ERMENEGILDO NAVA (PROS): advogado, ex-delegado de polícia, ex-promotor, popularmente conhecido de "vira casaca", bancada da oposição. Não ia ser desclassificado pela Tieza (PSDB). 

GILBERTO CARLOS MANTOVANI, O BATATA (PR): líder do prefeito na Câmara Municipal, bom orador, defensor dos interesses populares. Fiel, mais que Deus. Não tem valor tão baixo. Tieza não ia fazer isso come ele.

JAIME JOSÉ DA SILVA (DR. JAIME) - PTB:
delegado de polícia, ex-presidente da Câmara, amigo pessoal do prefeito Cido Sério, quando quer,  quer; quando não quer, não quer: autêntico. Tieza não ia ser tão injusta com ele. Vale mais. 

ROSALDO DE OLIVEIRA RIBEIRO (PROS): embora fique mais fora do que dentro, uma hora é ele, outra, é Cabo Claudino, isso independe de sua vontade. Não seria por causa disso que seria desclassificado por Tieza, sua companheira de bancada de oposição. 

MARIA TERESA ASSIS LEMOS MARQUES DE OLIVEIRA (PSDB): não tenho certeza se é parenta de Rosaldo por causa do sobrenome "de Oliveira", mas ela é meio trombada. É do contra e acabou, sem diálogo; para ela o mundo está separado por siglas partidárias. 

Caro leitor, achei o vereador que não vale dez reais, é ela mesma, Tieza (PSDB), foi um momento forte de autocrítica. Dez reais é caro.

*Hélio Consolaro é professor, vereador e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP





   

  

Nenhum comentário: