AGENDA CULTURAL

15.9.15

Viagem Literária está no percurso da 7.ª Jornada de Literatura de Araçatuba


14.09.2015 – A 7.ª Jornada de Literatura ‘De Leitor a Navegador’ terá dois convidados especiais na terça-feira (15) para interação com o público. Por meio do programa ‘Viagem Literária: Bate-papo com o Escritor na Biblioteca Pública’, os escritores José Carlos Aragão, com mais de 20 livros publicados (módulo infantojuvenil) e Ferréz, fundador do selo ‘Literatura Marginal’ (módulo adulto) desembarcarão na Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral.

O programa ‘Viagem Literária’, do Governo de São Paulo, entende que “cada encontro é uma oportunidade de interação entre o público e aqueles que criam, recriam e protagonizam as histórias que expressam e constroem a cultura de nosso País. Todavia, esse esforço ganha sentido e propósito apenas com a participação comunitária”.


Aproximar autores, livros e bibliotecas do cidadão paulista é um dos objetivos do programa, desde sua primeira edição em 2008. Milhares de pessoas que moram em dezenas de cidades do Estado de São Paulo já participaram e interagiram com nomes consagrados da literatura brasileira. Em 2015, a Biblioteca Rubens do Amaral foi uma das selecionadas.

Parte de um conjunto de ações para incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura no Estado de São Paulo, o programa ‘Viagem Literária’ promove diálogos que dinamizam a programação cultural das bibliotecas municipais, contribuindo para transformá-las em bibliotecas ‘vivas’, em centros de convivência multicultural para comunidade. Nessa ano serão realizados 160 eventos gratuitos em 80 cidades localizadas em diferentes regiões do Estado.

CONVIDADOS

O escritor, dramaturgo e bacharel em Artes Visuais pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), José Carlos Aragão, tem mais de 20 livros publicados. E o texto ‘O Pênalti’ já foi premiado no Concurso Nacional Literatura para Todos/Dramaturgia, promovido pelo MEC (Ministério da Educação). A apresentação dele será direcionada ao público infantojuvenil.
 
Aragão
O escritor e fundador do selo ‘Literatura Marginal’ começou a carreira aos 12 anos. Ferréz já teve trabalhos traduzidos na Itália, Alemanha, Inglaterra, França, Espanha e Estados Unidos. A palestra dele será para público adulto.

Desde o dia 8 de setembro Araçatuba está imersa no mundo da leitura e produção literária nacional. A 7.ª Jornada de Literatura ‘De Leitor a Navegador’, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, será realizada até o dia 18 de setembro com programação artística intensa: palestras,solenidades, lançamentos de livros e oficinas. Tudo direcionado às redes sociais, principalmente à edição de livro digital.

SERVIÇO
Biblioteca Pública Municipal Rubens do Amaral
Rua Armando Sales de Oliveira, s/n

15 horas
José Carlos Aragão (módulo infantojuvenil)

Nenhum comentário: