AGENDA CULTURAL

1.10.15

Assembleia de Orçamento Participativo com discussões acaloradas

30.09.15 - Na noite de terça-feira (29) foi realizada mais uma plenária do Orçamento Participativo (OP), desta vez na escola municipal Leonísia de Castro, na região central.

O prefeito Cido Sério participou do evento coordenado pela secretária Cidinha Lacerda, de Participação Cidadã, com as presenças da vereadora Durvalina Garcia e de vários secretários municipais. Ele assinou ordem de serviço para recapeamento da rua Cussy de Almeida, entre as ruas Chile e São Paulo, e rua Cristiano Olsen, entre as ruas Luiz Pereira Barreto e Chile.

“As plenárias do Orçamento Participativo têm superado as expectativas. E nós estamos contentes com a participação da população”, avaliou a secretária Cidinha Lacerda. 
Prefeito Cido Sério (PT) assina ordem de serviço para recapeamento da rua Cussy de Almeida, entre as ruas Chile e São Paulo, e rua Cristiano Olsen, entre as ruas Luiz Pereira Barreto e Chile

O padre Charles Borg, vigário da Paróquia Santo Antônio, que convidou os fieis para a plenária durante as missas; a diretora da escola Fernanda Quaggio Hernandes, que mobilizou a comunidade escolar para a assembleia, também estiveram presentes. 

A plenária é mais uma ferramenta de participação da comunidade, que dá sugestões para demandas em cada setor da cidade. O Orçamento Participativo é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Participação Cidadã (SMPC).

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cultura foi amplamente elogiado, inclusive pela reforma que vem fazendo na biblioteca municipal Rubens do Amaral. Isso levou o prefeito a dar parabéns ao secretário Hélio Consolaro (PT).

Cidadãos tiveram oportunidade de questionar, debater e sugerir investimentos em seus bairros. Eles reivindicaram, dentre outras providências, reforma da praça Olímpica e reinauguração do Estádio Municipal Dr. Adhemar de Barros, após reforma. Todas as solicitações foram debatidas na plenária. Houve até discordâncias públicas, chegando a discussões acaloradas entre participantes da assembleia, exigindo a intervenção pacificadora do prefeito Cido Sério (PT) 
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

A Secretaria de Participação Cidadã criou o programa visando possibilitar à população definir, com a Prefeitura, o que é melhor para cada região da cidade. Para democratizar e otimizar ainda mais a participação popular nesse processo, a cidade foi dividida em 13 setores, chamados de Áreas de Planejamento Participativo (APP), definindo-se uma escola municipal como sede para a reunião.
Esse trabalho começou em 2009 com a realização de seis plenárias, para ouvir dos moradores as principais demandas de cada região: centro, norte, sul, leste, oeste e rural. A experiência serviu como embrião para implantação do Orçamento Participativo, que no ano seguinte foi colocado em prática no formato atual. A décima plenária acontecerá na próxima terça-feira (6 de outubro), a partir das 19 horas, na escola municipal Fausto Perri, na rua Conselheiro Crispiniano, 550, no bairro Alvorada.

Nenhum comentário: