AGENDA CULTURAL

16.10.15

Outubro rosa em Araçatuba

Prédio do UniSalesiano
15.10.15 - Outubro Rosa é um movimento internacional para alertar as mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Araçatuba, no período de 19 a 24 de outubro, as unidades básicas de saúde urbanas atenderão em horário estendido para divulgação da campanha e realização de exames preventivos para diagnóstico precoce. Além da mama, também serão realizados exames de colo de útero.

Os postos ficarão abertos de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. No sábado (24), os atendimentos ocorrerão entre 8h e 17h. As quatro unidades rurais atenderão normalmente das 8h às 17h, incluindo os serviços de coleta.

“Em Araçatuba, devido ao êxito nas campanhas de preventivo do câncer de colo uterino, que sempre despertaram muito interesse e atraíram grande número de mulheres, fizemos essa associação ao Outubro Rosa. É mais um atrativo”, explica a diretora do Departamento de Assistência Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Elisabete Vello.

Nos dias 19 e 20 (segunda e terça-feira), atividades educativas serão desenvolvidas em parceria com a Unimed, na sala de convenções da Unip. A abertura, no dia 19, acontecerá a partir das 8h30, com palestra e outras orientações práticas.

Rotary de Araçatuba também iluminou de rosa a fachada de sua sede

Segundo o coordenador da Atenção Básica no Município, médico José Maria Ortiz, “as unidades são preparadas anualmente para o atendimento em horário especial, objetivando estimular as mulheres, principalmente as que trabalham em horário comercial, a procurar os postos de saúde. A indicação de mamografia é para mulheres acima de 40 anos que não fizeram o exame no período de um ano. E o preventivo é a partir da iniciação sexual”.

Ortiz lembra que o horário diferenciado para realização da campanha também será oportuno para atualização de dados das famílias cadastradas no programa social Bolsa Família. É necessário fazer as pesagens das crianças e mulheres a cada seis meses.

Para coleta visando exame papanicolau (colo do útero) e exame clínico de mama estarão envolvidos quase 100 profissionais das equipes de enfermagem das unidades básicas. As mamografias serão agendadas na UBS e realizadas no Hospital Municipal da Mulher.

A expectativa é realizar cerca de dois mil exames preventivos e 600 mamografias. No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde estimulou mais de duas mil mulheres a participar da campanha mundial Outubro Rosa. Foram realizados 1.364 exames clínicos de mama e agendamentos de mamografias. E coletados 2.103 preventivos para exame de detecção do câncer de colo de útero. O atendimento em horário especial aconteceu de 13 a 18 de outubro.

Equipes do Núcleo de Educação em Saúde (NES) estão envolvidas, estimulando adesão à campanha em todos os grupos de atividades desenvolvidas nas unidades e nas salas de espera. Profissionais também fazem divulgação por meio de palestras educativas em empresas.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres, e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse tipo é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno.

Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o tipo mais temido pelas mulheres, tanto pela alta frequência da doença quanto pelos efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal. Segundo o Ministério da Saúde, somente em 2015 devem ser diagnosticados mais de 57 mil novos casos.

COLO DE ÚTERO

O câncer de colo do útero está associado à infecção pelo papilomavírus humano (HPV), transmitido por via sexual. A prevenção consiste na realização periódica de exame conhecido como papanicolau. Com resultado negativo, a pessoa deverá voltar a fazê-lo em um ano e, se o resultado persistir, fazer o exame trienalmente.

A rede pública de saúde oferece vacinas contra HPV para meninas de nove a 13 anos. Esse vírus é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero.

Nenhum comentário: