AGENDA CULTURAL

29.10.15

Passeata no Dia de Finadas - contra o machismo


Hélio Consolaro*

Cara, você que é homem do tempo antigo, coloque suas barbas de molho porque o bagulho é louco, mas o processo já foi lento. Agora, ele está violento.  

As minas estão mostrando o bíceps para homem, acabou a era dos músculos flácidos. 

E gritam:

- Machista, calai-vos! Venham pro pau!

Vão fazer passeata no Dia de Finados, ou melhor, Dia de Finadas, para chamar a atenção sobre as mulheres mortas que foram vítimas do machismo. Vão sair da rodoviária e vão até o cemitério da Saudade em passeata gritando palavras de ordem.

- Vai ter alguém nessa passeata? As mulheres estão carentes de homem macho, siô!!!  

Cala boca, caro leitor, não se denuncie, você vai apanhar de chinelo em plena rua, infeliz. Diga "Sim, senhora. Já vou!" Como faço lá em casa. 

Eu já me submeti, não pago as contas da casa sozinho. Esse negócio de trabalhar muito, ser provedor do lar , está fora de moda, colega! Na mesa do bar, a conta da comanda é repartida igualitariamente. Como a Helena não bebe, volta dirigindo.

Macho, para mim, já era. Aliás, minhas armas já nem atiram direito. Teimar para quê!

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP


DIVULGANDO O MOVIMENTO

O ponto de encontro será na Rodoviária de Araçatuba dia 02/11 as 9:00 horas da manhã, nos encontraremos lá e desceremos em direção a Av.Saudades. A intenção dessa mobilização é dar voz as mulheres que morrem diariamente por conta do machismo. Pedimos pra que todos venham vestidos de preto, pois trata-se de um luto geral. Durante a mobilização, pretendemos recitar versos, poemas e cantar músicas em memória das vítimas. Podem trazer cartazes e flores, toda ajuda será bem vinda.

1° ato de mobilização do Coletivo Respeito às Mina, coletivo do interior de Araçatuba. Primeiro ato de repúdio a cultura do estupro, as vítimas do machismo e a inúmeras atrocidades ao qual ele nos acomete. No dia de finados a luta será propiciar voz as todas as vítimas do machismo, a todas as mulheres que morreram por conta dele e que buscam justiça.

Nos últimos tempos tomou-se conhecimento de muitos atos de assédio, violência e de estupro contra as mulheres na região de Araçatuba. Um dos casos mais repercutidos foi o da Paola de 20 anos e recentemente tivemos o caso da menina Ana Clara,com 14 anos, ambas foram estupradas e mortas em Araçatuba. Sabemos que os casos que relatam essas violências são muitos, e queremos dar voz as injustiças que as mulheres enfrentam todos os dias e combate-las!

MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS!!! 
MACHISTAS NÃO PASSARÃO!!!

NÃO VAMOS NOS CALAR!!!

Nenhum comentário: