AGENDA CULTURAL

23.11.15

Prevenção contra violência doméstica

23.11.15 – Em referência ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, na quarta-feira (25), o Centro de Referência da Mulher (CRM) iniciou na segunda-feira (23) a Semana de Prevenção contra Violência Doméstica. Com objetivo de levar à reflexão e conscientização, o evento ocorreu nas unidades básicas de saúde dos bairros São José e Engenheiro Taveira, e na Central Atende Fácil. A iniciativa é da Prefeitura de Araçatuba por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde (Núcleo de Atendimento à Saúde da Família - Nasf).

Segundo a coordenadora do CRM, Sandra Costa, a ação visa divulgar o equipamento e os serviços prestados, abordando tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. “Além de mobilizar a população sobre o tema, nosso objetivo é mostrar que em Araçatuba mulheres vítimas de violência possuem um serviço especializado, para ampará-las e conscientizá-las a denunciar, com respaldo necessário por meio do CRM”.

VIOLÊNCIA

Conforme dados de cartilha do CRM, a violência contra a mulher é uma realidade mundial, em todas as culturas e em todos os lugares. “Não escolhe raça, idade, classe social, religião e não respeita qualquer condição, atingindo toda família. Além de uma violação dos direitos das mulheres, é também uma questão de saúde pública, porque em suas mais variadas formas machuca as vítimas tanto física quanto psicologicamente”.

A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta de um dos maiores atos de violência contra mulheres. As irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como ‘Las Mariposas’, que lutavam por soluções sociais na República Dominicana, foram perseguidas e diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas. Em 25 de novembro de 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data como Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.

CRM

O Centro de Referência da Mulher (CRM) Josymary Aparecida Carranza foi criado em Araçatuba, no ano de 2010, com o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência e contribuir para que elas conquistem a autossuficiência e resgatem a autoestima. Localizado na rua Chiquita Fernandes, 615, no jardim Bandeiras, possui capacidade de atendimento variada, com atendimento das 8 às 17 horas. Atualmente, 58 mulheres são acompanhadas.

Entre os serviços ofertados estão acolhimento, atendimento socioassistencial, atendimento psicológico e orientação jurídica. Ainda há oficinas de reflexão e encaminhamentos para outros programas da Rede de Proteção Social, além de visitas domiciliares, palestras de divulgação e contatos interinstitucionais.

PROGRAMAÇÃO

Dia 24
9h45 - Aula de zumba - Discoteca São Vicente
13h - Hiperdia - UBS no bairro rural Engenheiro Taveira
15h - Fisioterapia preventiva - Igreja no bairro Paraíso

Dia 25
8h - Grupo de caminhada – Cras no bairro São José
8h - Atende Fácil (Conselho da Mulher)
15h - Equipe 50 - UBS no bairro Planalto

Dia 26
8h - UBS no bairro rural Jacutinga
8h - Hiperdia - Colégio Dom Bosco
14h - Hiperdia - Equipe 13
15h - Fisioterapia preventiva - Igreja Luterana, no bairro Planalto

Dia 27
7h - Grupo de caminhada - Igreja no bairro Paraíso
9h - Grupo Caminhos do Viver - Quadra Rafael Manarelli
14h30 - Equipe 50 - UBS no bairro São José

Nenhum comentário: