AGENDA CULTURAL

18.12.15

Exposição "Caminhos de Minha Vida" no MAAP - Araçatuba


No dia 11/12/2015, sábado, houve a abertura da exposição "Caminhos de minha vida", de Cláudio Amorim, no Museu Araçatubense de Artes Plásticas, MAAP, pai da professora Cláudia Colli, mais conhecida como "Dama da cultura caipira de Araçatuba". Houve um pequeno coquetel oferecido aos presentes, como manda os ritos da vernissagem.  

O artista plástico que é músico, está adentrando a nova linguagem. A exposição se estenderá até 20 de janeiro de 2016. Entrada gratuita. O MAAP é mantido pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba e funciona em horário comercial na rua Duque de Caxias, 29 - centro de Araçatuba. 

Caro internauta, faça uma visita ao Calçadão e aproveite presenteie o senhor Cláudio Amorim com sua visita à exposição. Para ele será o melhor presente de Natal que possa ganhar.  

Cláudio Amorim nasceu em 1945, em Sorocaba, e desde muito cedo se interessou pelas artes, começou a estudar música muito cedo e a atuar como trompetista com apenas 14 anos. Tocou em várias bandas e orquestras na cidade de São Paulo. 

Biografia e depoimento de Cláudio Amorim:
Há 40 anos em Araçatuba, quando chegou à cidade, Amorim atuou como maestro da Banda de Música da Polícia Militar de São Paulo e em vários conjuntos musicais. Após aposentadoria começou a se dedicar às artes plásticas, dedicando-se à pintura em particular.

"É na pintura que consigo expressar meus sentimentos guardados na memória . É algo que vai muito além do simples olhar, no atribulado cotidiano, onde novas informações chegam a cada instante. Minha inspiração na pintura é a lembrança dos caminhos da roça que eu percorria quando era jovem e morava em Sorocaba. Muitas vezes ia visitar um tio na cidadezinha de Tietê. Viajava de trem e para chegar ao sítio andava a pé vários quilômetros. Passava por caminhos  de beleza incomparável que tenho guardado na memória e hoje tento retratar na pintura. "conclui  Amorim.

Margareth Martins, diretora do Museu; Cláudio Amorim e Henry Mascarós, diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba 
A exposição no MAAP traz o início de um novo ciclo, visto que tem diminuído seu ritmo de trabalho de apresentações musicais devido a problemas de saúde. Amorim estará se dedicando integralmente à pintura, deixando as apresentações musicais para seus sucessores (ex-alunos e colegas de trabalho) e diz: "Temos que saber quando inicia e termina um ciclo. Dediquei grande parte da minha vida à música. Cumpri minha tarefa de propagar a arte musical em diferentes estilos: banda, orquestras, carnaval, bailes, coral e ultimamente com som e coral em casamentos. Estou fechando este ciclo em 2015. Pretendo me dedicar integralmente à pintura a partir de 2016 e aprender cada vez mais a retratar meus sentimentos e minhas lembranças através da pintura."

Nenhum comentário: