AGENDA CULTURAL

17.12.15

Guiné Bissau quer a experiência cultural de Araçatuba

Na manhã de quinta-feira, 17/12/2015, o secretário municipal de Cultura Hélio Consolaro recebeu a visita do prefeito (administrador) Elmer C. Baticã Ferreira de São Domingos, cidade de Guiné-Bissau, país africano cujo idioma oficial é o português. Ele esteve acompanhado do cônsul daquele país, o araçatubense Douglas Ferreira, Douglas Tur.

Elmer elogiou muito o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma por abrirem as portas do mundo para os países africanos. “Somos um país pequeno e com economia essencialmente agrícola, com muita natureza, precisamos da ajuda de um país, bem maior, como o Brasil” – declarou o administrador de São Domingos.
Douglas Ferreira, administrador Elmer Ferreira (São Domingos- Guiné Bissau) e Hélio Consolaro, secretário municipal de Cultura que presentou os visitantes com livros e CDs de artistas de Araçatuba

O secretário agradeceu a escolha da cultura como porta de entrada dessa amizade entre Araçatuba e São Domingos. “Se na economia o intercâmbio é benéfico para ambas as partes, não será diferente na cultura. Tive conversando em novembro com o prefeito Cido Sério-PT, juntamente com o vice Carlos Hernandes-PMDB , ambos se entusiasmaram com a ideia. 

O Brasil tem muito a ver com a África, o continente está na pele de 50% dos brasileiros”, declarou Consolaro.

Participaram da reunião Rui Barbosa da Silva, membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais (representante das religiões de linha africana), Vanessa Manarelli (coordenadora do Balé Municipal), Henry Mascarós (diretor de Cultura, artista plástico), Luana Leite (cultura popular e indígena), Carlos Paupitz (assessor executivo, teatro), Margareth Martins (diretora de Patrimônio, escultora), William Sancler (chefe de gabinete – cultura Hip-Hop).  


No final, ficou estabelecido o intercâmbio entre as duas cidades, inclusive com a ida de oficineiros de Araçatuba para preparar agentes culturais em Guiné-Bissau. Em 2016, serão dados os primeiros passos.

Um comentário:

Diná Maria Palerosi disse...

Parabéns pela iniciativa! Um modelo a ser compartilhado. Aplausos!...