AGENDA CULTURAL

27.12.15

O prefeito de Araçatuba está doente?

Cido Sério (PT) e Carlos Hernandes (PMDB)

Hélio Consolaro*

23.12.15 - A Prefeitura de Araçatuba informa que o prefeito licenciado Cido Sério está bem de saúde, em fase de recuperação após cirurgia de próstata realizada no dia 16 de dezembro por equipe do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. (Nota da Secretaria Municipal de Comunicação Social)

Prefeito existe para ser xingado, ter duas mães, uma para a povo xingar e a outra para dar os carinhos necessários ao filho. Ainda mais que o prefeito Cido Sério (PT) largou o peito da mãe já erado. Há uma proximidade forte entre os dois. Ver a mãe ser xingada provoca-lhe sentimentos profundos.

Nestes sete anos (indo para oito de Prefeitura) Cido Sério (PT) foi objeto de acusações e calúnias. Elas vêm, na sua maioria, pela internet, mas ele andou processando uma meia dúzia de paus-mandados, a onda arrefeceu-se.

O adversário perde a eleição, não consegue fazer uma autoavaliação da derrota, não muda o comportamento para ver se não perde mais, aí contrata bocas alheias, aluga teclados ávidos de tostões, para falar mal do vitorioso com 51% dos votos, sem segundo turno.

Mas há aquele xingamento, do cidadão, pois ninguém chuta cachorro morto. Afinal, quem não quer ter sua vida devassada, não entre na política. Até os amigos e aliados não economizam nas palavras.

Outro dia, passei meio descuidado por um sarjetão, num cruzamento de rua, que bati o parapeito do carro no cimento. Não houve dúvida, ia xingar o prefeito, mas me contive, pois me lembrei que ele é meu amigo e sou secretário dele. Dona Tereza não merece isso. 

Quando o prefeito Cido Sério (PT) tomou posse em 2009, não tinha um processo nas costas, agora carrega um penca. Como se diz na política, se o adversário não tem rabo de palha para ninguém botar fogo, coloquemos um rabo nele, uai!

Tudo isso tem um efeito psicossomático que produz males, doenças. Ainda mais que Cido Sério precisou fazer alguns cortes no plano de seu governo em 2015. Alguns levam muito a sério essas coisas, outros riem da própria desgraça, mas a verdade é que o prefeito submeteu-se a uma cirurgia da próstata. 

Imagine a Prefeitura passando por maus bocados e um sujeito com raízes culturais no Estado do Piauí, macho que só preá fêmea, ter que ser operado da próstata. Inferno astral instalado. Cido Sério não me confidenciou nada, mas o seu semblante era de abatimento total.

Afastou-se para tratamento, deixando à população um problema sério: a questão do Hospital da Mulher, tendo o seu secretário municipal de Saúde, José Carlos Teixeira, também hospitalizado. A bruxa estava solta.

Parecia coisa combinada, se internaram para fugir dos problemas. Os maledicentes encontraram terreno fértil para agir, mas o vice-prefeito Carlos Hernandes está conduzindo tudo a contento. Daí a nota dizendo oficialmente que o prefeito licenciado estava mesmo doente e qual era a doença. Evitam-se especulações.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba-SP

Nenhum comentário: