AGENDA CULTURAL

10.2.16

Aleitamento materno: simples assim?

Médico fala sobre a importância e esclarecimentos sobre o tema

      Muito se fala sobre o aleitamento materno hoje, mas será que todas essas informações são suficientes para o esclarecimento entre as mães? Para o Doutor Moises Chencinski, Membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), idealizador e facilitador do Movimento Eu Apoio Leite Materno (#euapoioleitematerno), informação e discussão saudável sobre o assunto nunca é demais. “Infelizmente, o que observamos é que, mesmo abordando um assunto sobre qual há muito pouco controvérsias, ainda não há o estímulo eficiente para desenvolver e disseminar o meio de alimentação mais natural, de defesa mais barato, de mais conservação, mais ecologicamente correto e sustentável: O LEITE MATERNO. Como eu sei disso? No Brasil a média de aleitamento materno exclusivo é de 54 dias.
      Aos 6 meses, apenas 40% das crianças estão em aleitamento materno e só 9% delas estão em aleitamento materno exclusivo”, alerta o especialista.
      Para reforçar ainda mais a ideia, separamos alguns motivos pelos quais você não deve abrir mão desse momento entre você e seu filho!

  • A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda aleitamento materno exclusivo pelos primeiros 6 meses de vida;
  • O aleitamento materno deve começar na primeira hora de vida;
  • Deve ser sob livre demanda, exclusivo até 6º mês, tão freqüente quanto a criança deseje, dia e noite;


“O leite materno é o ideal para recém-nascidos e crianças. Ele fornece todos os nutrientes que eles necessitam para um desenvolvimento saudável. Ele é seguro e contém anticorpos que ajudam a proteger as crianças de doenças comuns da infância como diarréia e pneumonia, duas das principais causas de mortalidade infantil pelo mundo. Leite materno é prontamente disponível e acessível, o que garante que a criança receba uma nutrição adequada”, lembra o médico.


Atenção: essa atitude também beneficia as mães. O aleitamento materno exclusivo (AME) é um método contraceptivo natural (embora não é 100% seguro, oferece certa proteção nos primeiros 6 meses após o parto). Desde o início, ele ajuda a volta do útero ao seu tamanho normal, de forma mais rápida e saudável. Ele reduz o risco de câncer de mama e de ovário, ajuda as mulheres a retomar seu peso de antes da gestação mais rapidamente e diminui a taxa de obesidade entre elas.

Texto publicado pela revista "+ saúde & bem-estar", ano 14, n.º 154, dez./2015-jan.2016 - Rede Far Mais - farmácias

Nenhum comentário: