AGENDA CULTURAL

12.2.16

Zona Azul ampliada em Araçatuba


11.02.16 – Motoristas e motociclistas terão ampliadas as opções de estacionamento em três setores considerados críticos na cidade, a partir da publicação de decreto da Prefeitura com ampliação da área do Sistema de Estacionamento Rotativo. A medida é resultado de estudos (viabilidades técnica e financeira) feitos a partir de reivindicações de usuários, entidade representativa de comerciantes e Ministério Público Estadual.

O decreto publicado no dia 6 de fevereiro regulamenta a criação de 755 vagas: 35 em torno da praça Rui Barbosa, 120 nas imediações da praça Independência, na zona Norte e 600 na região da Santa Casa. No estudo para adequação, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana destaca sugestões feitas por representantes do Ministério Público, da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão de Araçatuba) e diretamente por usuários.

O secretário Tadami Kawata, de Mobilidade Urbana, salienta que “essa possibilidade de ampliação visa oferecer comodidade aos motoristas e motociclistas, facilitando a eles encontrar vagas para seus compromissos em setores muito críticos. Tanto no centro da cidade, na região dos cinco bancos em torno da praça Independência e rua Marcílio Dias, quanto no setor próximo à Santa Casa, que concentra a maioria das clínicas médicas, as dificuldades são muito grandes. Essas adequações eram necessárias há tempos”.

A estruturação das vagas – veículos e motos – será gradativa, especialmente nos bairros. O contrato com a empresa ASG Engenharia Ltda. (Arapark) é para gestão de 1770 vagas, incluindo as novas 755. “É importante frisar que esse é o total de vagas pagas. Além delas, a Prefeitura assegura centenas de vagas gratuitas, para idosos, pessoas com deficiência, de carga e descarga, curta duração e de embarque-desembarque”, destaca o secretário.

Outro fator preponderante, segundo Tadami Kawata, “é que a Prefeitura oferece vagas além da obrigação legal, especialmente para idosos e pessoas com deficiência. A lei determina reserva de 5% a esses públicos. Para idosos são garantidos 115 espaços”.

VAGAS DESATIVADAS

Os estudos apresentados pela Secretaria de Mobilidade Urbana demonstraram a necessidade de ampliação de vagas nesses locais. Ao mesmo tempo, outros levantamentos da pasta apontaram setores com menor densidade de veículos e ocupação que não justifica a existência do Sistema de Estacionamento Rotativo.

“A partir desses dados, o entendimento da Prefeitura é de que essas vagas devem ser desativadas. Está definida a desativação de mais de 300 espaços, localizados nas proximidades da praça São João, em trechos nas ruas Brasil, Marechal Deodoro, Tupinambás, Coroados e Francisco Matarazzo”, conclui o secretário Tadami Kawata.

NOVAS VAGAS

• Praça Independência

Rua Marcílio Dias: entre rua Imaculado Coração de Maria e rua Savério Safiotti
Rua Yampei Kikuchi: entre rua Humberto Bergamaschi e rua Paraíso
Rua Santo Antônio Maria Claret: entre rua Marcílio Dias e rua Paraíso
Rua Pedro Álvares Cabral: entre rua Marcílio Dias e rua Humberto Bergamaschi
Rua Savério Safiotti: entre rua Marcílio Dias e rua Paraíso

• Santa Casa

Ruas Humaitá, Aquidabam, Major Mendonça, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Bahia: entre rua Almirante Barroso e rua Oscar Rodrigues Alves
Rua Minas Gerais: entre rua Tiradentes e rua Oscar Rodrigues Alves
Rua Sergipe: entre rua Almirante Barroso e rua Floriano Peixoto
Rua Tiradentes: entre rua Humaitá e rua Bahia 
Rua Floriano Peixoto: entre rua Humaitá e rua Bahia

2 comentários:

Ricardinho da Power disse...

A regiao precisa mesmo de um estacionamento rotativo.

Anônimo disse...

Aqui nao tem lugar e precisa de estacionamento rotativo sim,vc perde horas e combustivel rodando e não acha....