AGENDA CULTURAL

20.4.16

Comemoração do Dia do Ribeirão Baguaçu em Araçatuba



20.04.16 – Para comemorar o Dia do Ribeirão Baguaçu, em 22 de abril, a Prefeitura de Araçatuba e a empresa Samar promoveram eventos em homenagem ao principal manancial da cidade, na quarta-feira (20). A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade coordenou atividades no Parque Ecológico Baguaçu (Peba).

Aproximadamente 60 alunos de 4.º e 5.º anos da escola municipal Professor Fausto Perri, no bairro Alvorada, conheceram a história do ribeirão: local onde nasce, onde deságua e sobre a importância de preservá-lo. O educador ambiental Valdir Cosmo conversou com alunos sobre conscientização a respeito do lixo jogado nas ruas. “Precisamos parar de jogar lixo nas ruas, pois com a chuva esse lixo vai para o rio, deixando-o poluído”.


SAMAR

A solenidade da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) aconteceu na sede da empresa, às margens do ribeirão, com participação da contadora de histórias Sueli Nascimento. De maneira lúdica e criativa, ela mostrou aos alunos da escola municipal Professora Anna dos Santos de Barros, no bairro João Batista Botelho, a importância do Baguaçu e a necessidade de sua preservação, para a vida dos araçatubenses.

O cenário da apresentação foi o próprio ribeirão, que ganhou um toque colorido e divertido, com direito a piquenique para os convidados. A comemoração foi finalizada com passeio dos estudantes nas instalações da Samar: eles conheceram o processo de tratamento da água do Ribeirão Baguaçu.
 
Contadora de história Sueli Nascimento prende a atenção das crianças com suas narrativas 
HISTÓRIA

O Dia do Ribeirão Baguaçu foi instituído pela Lei Municipal 5939, de 2001, visando destacar a importância do rio para Araçatuba, atualmente responsável por 60% do abastecimento de água da cidade. O ribeirão nasce na divisa dos municípios de Braúna e Coroados, em uma pequena mina de rochas, e deságua no rio Tietê. Ele percorre as cidades de Braúna, Bilac, Birigui e Araçatuba.

O nome é uma variação da palavra babaçu, que em tupi significa fruto grande. Babaçu ou baguaçu também é o nome de uma palmeira nativa do sertão brasileiro. Ao longo do trajeto, antes de desaguar no rio Tietê, o Ribeirão Baguaçu recebe água de mais de 200 pequenas nascentes. Com isso, mesmo na época da pior seca dos últimos 100 anos, em 2014, o ribeirão resistiu e abasteceu normalmente a cidade de Araçatuba.

Nenhum comentário: