AGENDA CULTURAL

13.4.16

Fora Cido

Hélio Consolaro*

Cada administração municipal tem o seu procurador geral, um advogado que é nomeado para orientar juridicamente o prefeito da cidade, mas as cidades, às vezes, têm o "encrenqueiro geral" que alimenta o Ministério Público com denúncias. Geralmente o encrenqueiro é uma pessoa frustrada que não deu certo, outras, um exímio cidadão que não deixa a batata assar.  

Ontem, o prefeito Cido Sério chamou o seu secretariado e o vice-prefeito para dizer que estava se afastando do cargo por determinação judicial e o vice ia assumir. Na hora, alguém cochichou no meu ouvido: "O Carlos Hernandes foi mais esperto que Michel Temer". Não era momento para piadas, mas guardei a frase. Nada melhor que o humor para desanuviar o ambiente.

Hoje, 13/04/2016, quarta-feria, chamei a equipe dirigente da Secretaria Municipal de Cultura para uma reunião emergencial, pois precisava de orientação. E uma das coisas que falei é que, em tese, apenas mudou a peça principal do xadrez, o jogo continuava. Trabalhemos. Na verdade, havia também uma realidade mais complexa: poderia haver mudança na relação política. Mas, trabalhemos... Muito embora Carlos Hernandes não seja uma Marilene Magri, vingativa, relembrando 2008.



Na terça-feira passada, 06/04/2016, a bibliotecária Renata Ribeiro de Lima da biblioteca municipal Rubens do Amaral me ligou dizendo que haviam pichado "Fora Cido" nas paredes. Depois, fiquei sabendo que tal frase fora gravada também nos muros do Cemitério da Saudade. Rapidamente, os pintores da Secretaria de Obras cobriu a pichação.

Quem foi, quem não foi, mas ninguém me disse nada de processo. Hoje, com o afastamento do prefeito Cido Sério, suponho que o pichador já sabia da sentença antecipadamente. Era gente que não sai das barras dos tribunais. Não sei por que optou por pichar paredes. 


O objeto da ação judicial foi uma reforma administrativa que beneficiou significativamente a Secretaria Municipal de Cultura, aliás, com ela deixou de ser departamento para ser verdadeiramente uma secretaria, mas o encrenqueiro não pensa na cidade, ele é filho bastardo de Maquiavel. 

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Secretaria municipal de Cultural de Araçatuba-SP 

Nenhum comentário: