AGENDA CULTURAL

4.4.16

Inaugurar capela funerária é complicado

Convite que foi enviado e depois cancelado. Certamente, não será novamente remetido para nova data
O prefeito de Santo Antônio do Aracanguá, Luiz Carlos dos Reis Nonato (PT), cancelou a cerimônia de inauguração da capela funerária do distrito de Major Prado, marcada para a noite de quinta-feira (31). O motivo da suspensão do corte da fita vermelha foi a morte de um morador.


Um dos sentidos do verbo "inaugurar" é "tomar agouro", consagrar o lugar aos deuses. A comunidade de Major Prado, suas lideranças e o prefeito do município sede não souberam interpretar a vontade divina na morte de um munícipe justamente no dia marcado para  inauguração da capela funerária. Deus ajudou, e eles não entenderam. Pela reportagem, transferiram a inauguração.

Numa capela funerária se faz o velório, Deus deu o defunto para que aquele lugar tivesse o seu destino cumprido. Não precisa de discurso, cortar fita, nem banda de música. A presença do morto já é um sinal pleno de inauguração.

Na novela "O Bem Amado", o prefeito Odorico Paraguaçu esperou ansiosamente pela morte de um munícipe para poder inaugurar a sua capela funerária. O prefeito Luisão teve a ajuda de Deus, marcou a data, e ele mandou o defunto.

Vai ser muito esquisito o prefeito, num outro momento, insistir na inauguração tradicional. A capela funerária já foi inaugurada com os requintes de um funeral. 

Como o companheiro Luisão (PT) é um sujeito inteligente, não vai cair nessa esparrela. 





Nenhum comentário: