AGENDA CULTURAL

2.4.16

Oficina "Música de cinema" - Ponto MIS de Araçatuba

Tony Berchmans
02.04.16 - O Programa Pontos MIS iniciará a programação 2016 de oficinas, na segunda-feira (4 de abril), com ‘A Música do Filme: das Origens aos Novos Olhares Sobre a Música de Cinema’. “Será oportunidade única, devido ao currículo do profissional que coordenará a oficina, Tony Berchmans, com experiências em vários cenários”, diz o coordenador do projeto em Araçatuba, Sirlei Nogueira.
 
Berchmans explica que “o objetivo é apresentar o universo da música de cinema em vários aspectos: as origens e a evolução da composição musical no cinema; a importância da música na narrativa cinematográfica; os compositores de trilha sonora; os novos olhares e tendências da composição da música do cinema contemporâneo”. A oficina será realizada excepcionalmente no auditório da Prefeitura, na rua Coelho Neto, 73, sobre a rodoviária, entre 19 e 23 horas do dia 4 de abril, com inscrições gratuitas para interessados a partir de 16 anos: sirleinogueira@yahoo.com.br
"Pontos MIS" é parceria entre o Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo e Secretaria Estadual da Cultura com a Prefeitura de Araçatuba, por meio das secretarias municipais de Cultura, Comunicação Social e Educação.
Os principais objetivos do programa são apoiar a difusão cultural e incentivar a formação de público, contribuindo para a capacitação audiovisual e promovendo acesso ao cinema. Além das atividades promovidas, o projeto disponibiliza plataformas online para divulgar toda a programação e atender o público interessado em cinema: www.pontosmis.org.br
 
TONY BERCHMANS
 
O profissional é autor do livro ‘A Música do Filme - Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema’, compositor e produtor musical. Engenheiro pós-graduado em comunicação pela ESPM-SP, ele trabalha há quase 25 anos no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, TV, cinema e internet. Desde 2001 atua na Sound Design, produtora especializada na criação e produção de fonogramas publicitários.
 
Em maio de 2007, Berchmans foi curador de ‘Música em Cena – 1.º Encontro Internacional de Música de Cinema’, realizado no Rio de Janeiro, evento inédito no Brasil com personalidades importantes nesse cenário, como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla, dentre outros. Ele já participou de festivais e concertos de música de cinema nos EUA, Espanha, Bélgica e Brasil, onde apresenta ‘Cena Sonora’, programa da Rádio Faap, em São Paulo, que explora o universo da música dos filmes.
O especialista profere palestras e ministra cursos sobre produção de som em instituições como PUC/SP, ESPM, Faap, Anhembi-Morumbi, Faculdades Oswaldo Cruz e Sesc, além de escrever sobre trilhas sonoras e sound design para sites e revistas. Atualmente, Tony Berchmans se apresenta com o projeto Cinepiano, em que acompanha – ao vivo – filmes clássicos do cinema mudo ao piano solo.
 
SERVIÇO
Saiba mais:
www.facebook.com/Tony Berchmans Canto
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail sirleinogueira@yahoo.com.br
Informar: nome, endereço físico, endereços virtuais, profissão e data de nascimento
Contatos: 18 99145.4735 | 3607.6622
 

Nenhum comentário: