AGENDA CULTURAL

22.4.16

SOLUÇÃO 1: as calçadas de Araçatuba



Hélio Consolaro, Pré-candidato a prefeito de Araçatuba-SP**

Por nossas calçadas, chamado também de passeio público, se tem uma ideia de quanto desconsideramos nossos idosos e portadores de necessidades especiais. Elas são esburacadas, com rampas para a entrada do carro do morador do imóvel, com cadeiras de lanchonetes ou materiais de construção. Como diz minha mãe, pedestre, com 90 anos: “É melhor andar na rua. Impossível caminhar pelas calçadas de Araçatuba”.

Precisamos lembrar que uma cidade humanizada tem como objetivo maior proteger o pedestre, este é o princípio da mobilidade urbana, porque antes de ser motorista ou motociclista, a pessoa é um pedestre, por isso ele tem prioridade.


Esse será um problema sério a ser enfrentado pelo próximo prefeito do município, pois leis federais e Ministério Público estão exigindo providência com urgência. Como nosso Código de Postura determina que o responsável pela construção e conservação do passeio público é o proprietário do imóvel, caberá à Prefeitura exigir severamente o cumprimento da lei e elaborar mecanismos de ajuda.


Nosso Plano de Mobilidade Urbana elaborado pela Prefeitura foi rejeitado recentemente pela Câmara Municipal de Araçatuba. Não sei se a rejeição se deu pelo calor atual das relações políticas entre Executivo e Legislativo ou ele foi mal feito mesmo. Em breve, visitaremos o Palácio 9 de Julho para ter acesso a este plano e ter uma visão dos prós e contras no momento da discussão dos vereadores.  Araçatuba não pode ficar sem Plano de Mobilidade Urbana, além de ser uma necessidade, a cidade não se beneficiará de verbas de outras esferas administrativas, como Estado e União.

As leis não existem apenas para satisfazer o ego das autoridades, elas disciplinam o convívio entre nós e, no caso, fazendo da cidade um lugar agradável para morar. Em Araçatuba, tempos atrás, já tivemos a morte de uma idosa porque escorregou numa calçada feita com piso liso, escorregadio. A família da falecida podia ter cobrado indenização do dono do prédio pela morte de seu ente querido.

Assim, caro munícipe, fazer de Araçatuba uma cidade mais humana, não só pelo atendimento aos atingidos pela vulnerabilidade social, mas também por meio da própria mobilidade urbana deve ser uma prioridade.  

Se quiser marcar um papo com o Consa sobre o assunto, ligue: 18 99786 9445 ou passe mensagem pelo e-mail conselio@gmail.com  

* Hélio Consolaro é professor, jornalista, escritor. Vereador de 1983-88. Secretário municipal de Cultura de Araçatuba, 2009-2016

Um comentário:

osvaldir magrao disse...

realmente um plano elaborado ajudaria e muito....mas deve ter uma fiscalização mais efetiva...