AGENDA CULTURAL

8.6.16

Proposta para 2017: Prefeitura de Araçatuba deve criar Agência do Desenvolvimento Econômico


Sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Canoas, onde fica o Escritório do Empreendedor

Hélio Consolaro - pré-candidato a prefeito de Araçatuba-SP*

O desenvolvimento econômico não é atividade de apenas uma secretaria, Secretaria do Desenvolvimento Econômico,mas também do Turismo, do Desenvolvimento Agroindustrial. A ação precisa ser conjunta, não apenas contígua, com muita interação.

No mesmo prédio, haverá escritórios do Meio Ambiente, da Fazenda e do Planejamento, Urbanismo e Habitação. Formando, assim, a Agência do Desenvolvimento Econômico funcionará sob sob a coordenação da secretaria de mesmo nome.

Além do Banco do Povo, que é bastante usado pelos empreendedores, haverá também no prédio a criação do Escritório do Empreendedor. 

O que é o Escritório do Empreendedor?   
Todos os araçatubenses gostaram do Atende Fácil de Araçatuba, onde o cidadão vai procurá-lo para resolver todos os seus problemas diante do município, centralizado num só lugar, evitando andar de repartição em repartição.

Assim será o Escritório do Empreendedor, experiência da Prefeitura de Canoas-RS (320 mil habitantes). Cujo objetivo será fomentar a atividade empresarial, a formalização de pequenos negócios e a prestação de serviços é uma das formas de enfrentar o problema da falta de oferta de emprego. 

Com objetivo de atrair, estabelecer, manter e regularizar empreendimentos, fazendo frente à questão social do trabalho e renda, temos a proposta de criar em Araçatuba a Agência do Desenvolvimento Econômico e dentro dela, como auxiliar, o Escritório do Empreendedor.

O Escritório do Empreendedor será coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico. Ele reúne num único espaço, secretarias e departamento responsáveis pela emissão de alvarás e licenciamentos, inclusive com um ponto da Junta Comercial e outro do Sebrae. O fornecimento de alvará de localização, licenciamento ambiental, alvará sanitário, CNPJ para Microempreendedor Individual (MEI), posto da Fazenda Municipal e do Curso de Administração da Fundação Educacional de Araçatuba.

Ao dar rapidez ao processo de regularização de quem pretende empreender na cidade, o Escritório do Empreendedor favorece a criação de mais postos de trabalho, que geram mais receitas e desenvolvimento ao município. Se podemos facilitar, por que complicar?


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.

Um comentário:

osvaldir Magrão disse...

E disso que sempre digo...
Facilitar sem complicar