AGENDA CULTURAL

7.6.16

Palmeiras e Corinthians na cama

Hélio Consolaro*

O clássico paulista deste domingo, Palmeiras e Corinthians, é cantado em prosa, verso e em filme: uma rivalidade registrada.

O escritor Alcântara Machado escreveu o conto Corinthians (2) vs Palestra (1), que está no livro “Contos Paulistanos” . LEIA O LIVRO CLICANDO AQUI

Tenho certeza de que este placar não vai se repetir domingo, justamente Dia dos Namorados. Tenho um casal de amigos em que ela corintiana e ele palmeirense. De vez em quando pergunto ao amigo porque ele se casou justamente com uma corintiana:

- Para toda noite, ó (e faz o sinal obsceno) o Corinthians. – responde ele, tendo em seguida gargalhadas de todos.   

Por falar nisso, recomendo o filme brasileiro “O casamento de Romeu e Julieta”, com uma história interessante, onde uma palmeirense e um corintianos se apaixonam. Alfredo Baragatti (Luís Gustavo) é um advogado descendente de italianos, que é palmeirense roxo e membro do Conselho Deliberativo do clube. Alfredo criou sua Julieta (Luana Piovani) para ser como ele, mais uma apaixonada pelo Palmeiras.



Batizada em homenagem aos ídolos palmeirense, "juli" de Julinho e "eta" de Echevarietta, ela é jogadora do time feminino do Palmeiras, jogando como centroavante. Julieta se apaixona por Romeu (Marco Ricca), um médico oftalmologista de 45 anos que é corintiano roxo. Em nome do amo, Romeu aceita se passar por palmeirense, chegando a se filiar como sócio do clube e ir aos jogos para torcer pelo rival. Tais atitudes geram desconfiança em sua família, principalmente em seu filho Zilinho (Leonardo Miggiorin) e na avó Nenzica (Berta Zemmel), ambos corinthianos fanáticos. Não vou contar toda a história, assista-ao filme. Tem no site da Netflix.

Certa vez, convidei o meu amigo Dorival Marcussi para assistir ao jogo em minha casa. Pipoca, salgadinho, cerveja. E ele foi ficando nervoso, mais nervoso, quase enfartou, mas a sova foi grande. O Palmeiras ganhou de 5 a 1.   


   
 Saiu xingando e fazendo uma promessa:

-Não venho mais assistir jogo nesta casa! Deu azar, o lugar é macumbado!

E assim, cada um tem uma história para contar.

Aguardemos domingo, na rua Brasil, em Araçatuba, defronte ao Bradesco, onde são parede-e-meia o bar dos palmeirenses e a sede da Mancha Verde. A porcada se encontra lá. É como se estivesse na Arena Allianz, os corações pulsam num só ritmo.  

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor.

Nenhum comentário: