AGENDA CULTURAL

30.6.16

Que o próximo prefeito vai fazer para funcionar as novas UPAs

UPA do Jardim Umuarama
UPAS DO UMUARAMA E DO MORADA DOS NOBRES

Hélio Consolaro é pré-candidato a prefeito de Araçatuba, eleições 2016

Araçatuba tem duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que é mais completa que um antigo pronto-socorro. As duas não estão funcionando.

A primeira fica no Jardim Umuarama, ia servir a Zona Leste (o prédio está pronto); a segunda, na Morada dos Nobres, defronte ao Corpo de Bombeiros, ao lado da EE Maria do Carmo Lélis, vai servir à Zona Sul (ainda está em construção).

Por que o prédio está pronto e a UPA não está funcionando? Por que a frase “Vamos fazer, que Deus proverá”, às vezes, funciona na vida particular, quase nunca no serviço público, pois Ele se cansa de tanta irresponsabilidade e deixa o administrador se estatelar no chão.
 
UPA do Jardim Morada dos Nobres (foto, quando estava em construção)
O prefeito Cido Sério conseguiu do governo federal dinheiro para construir um novo prédio para o Pronto Socorro Municipal, hoje, com nome de UPA, não era para abrir uma nova porta de atendimento. Ele não seguiu o trato com o Ministério da Saúde e a Prefeitura não tem dinheiro para tal.

Assim aconteceu com a UPA do Jardim Morada dos Nobres. O dinheiro do governo federal era para construir um novo prédio para o Pronto Atendimento do Bairro São João, que fica na rua América do Sul. O prefeito Cido Sério quis abrir uma nova porta sem o município ter condições para tal.

Assim temos duas UPAs construídos sem ter condições para pô-las em funcionamento. No desespero, o prefeito Cido Sério tomou uma atitude precipitada, querendo fechar o Hospital da Mulher, como forma de ter dinheiro para funcionar pelo menos uma UPA. A população foi contra. Lascou-se.  

Então, é bom dizer que o governo federal não deixou de cumprir o convênio assinado, quem deu o passo maior do que as pernas foi o prefeito Cido Sério. E não é porque aplicou pouco dinheiro em saúde, pois a Prefeitura de Araçatuba ultrapassou os 15% de seu orçamento para a área nos últimos anos, chegando a quase 30%.
 
UBS Dr. Ghazi Osman Barakat-Rhazi - Jardim Dona Amélia
A CPMF não foi aprovada no governo Dilma, era a saída para melhor a saúde em todas as esferas administrativas: municipal, estadual e federal. Henrique Meireles, Ministro da Fazenda do governo interino, queria pôr de volta a discussão da CPMF, porque sabe que tecnicamente é impossível dar saúde digna à população se não aumentar impostos. Mas as forças políticas que apoiam Temer são contra. Assim, a saúde vai de mau a pior, principalmente para a população que mais precisa do poder público.  

Essa é a realidade a ser encontrada pelo próximo prefeito de Araçatuba na área da saúde. Ele precisa ser paciencioso e muito criativo para enfrentar tais problemas. Esse negócio de pegar a jamanta e buscar o dinheiro fora não funciona quase nada.

PS - as três UBS em processo de implantação em Araçatuba serão entregues à população ainda em 2016, segundo o secretário municipal de Saúde, Wilson Julioti.


*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Vereador de 1983-1988 e secretário municipal de  Cultura de 2009-2016

Nenhum comentário: