AGENDA CULTURAL

17.7.16

Sala de teatro nas escolas municipais

O escritor Gabriel Araújo dos Santos dando palestra em escola municipal de Araçatuba durante Jornada de Literatura. Crianças mal-acomodadas no pátio da escola por falta de um teatro 
Hélio Consolaro é pré-candidato a prefeito de Araçatuba, 2016*

Todas as escolas municipais de Araçatuba possuem quadras poliesportivas, algumas em boas condições, outras, precisando de reparos, mas o esporte está presente no currículo escolar.

Bem diferente é tratada a cultura, pois nenhuma escola é dotada nem mesmo de um auditório, e nós queremos um teatro em cada escola.

Quando as escolas públicas eram poucas e seletivas, havia essa preocupação dos governantes em dotar o prédio delas de teatro. Exemplo disso é a Escola Estadual Manuel Bento da Cruz. Com a democratização do ensino, essa prática foi abandonada, talvez pelo encarecimento na construção dos prédios.
Atualmente, quando se vai apresentar alguma coisa aos alunos das escolas municipais, um teatro, um show infantil, as crianças são levadas ao pátio e são sentadas ao chão. Tão bonito prédio, mas na hora da acomodação, uma lástima.

Afinal, qual a diferença entre auditório e teatro? Está no palco, porque o do teatro exige um espaço maior e com mais equipamentos. Como no teatro, os atores falam de viva voz, sem intermediação de aparelhagem de som, o salão precisa ter uma acústica melhor, exigindo mais esmero na construção. Resumindo: um teatro pode servir de auditório, mas um auditório não serve como teatro.

Definidas as diferenças, pode-se dizer que a construção de teatro em cada escola facilita também o trabalho da Secretaria Municipal de Cultura, pois além de criar grupos de teatro e outros espetáculos nos bairros, pode-se também levar espetáculos para a população. Assim, essa inter-relação entre entre as duas secretarias, Educação e Cultura, otimiza recursos e atende melhor à população.

Como secretário municipal de Cultura por quase 08 anos na administração que se encerra, não consegui sensibilizar os secretários da Educação que passaram por ela nem mesmo o prefeito municipal, nem na construção dos novos prédios.

Como pré-candidato a prefeito de Araçatuba, terei a chance de chegar lá e executar essa proposta.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Vereador de 1983-88 e secretário 

Nenhum comentário: