AGENDA CULTURAL

3.7.16

Todos os partidos, candidatos a vereador e a prefeito estão convocados

 





Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas. Conferência municipal da cidade de Araçatuba

Hélio Consolaro é pré-candidato a prefeito de Araçatuba, 2016*

A 6a. Conferência Nacional das Cidades será realizada entre os dias 05 e 09/06/2017 em Brasília, ela será precedida por conferências estaduais e municipais.  O tema será “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”. Clique para ter acesso ao texto base.

De acordo com o último Censo, o Brasil tinha mais de 190 milhões de habitantes em 2010, 84 de cada 100 habitantes moravam em área urbana e, de acordo com os estudos da ONU, este percentual deve subir para 90% em 2020. Por isso, discutir a qualidade de vida nas cidades é tão importante.

Governantes, legisladores e lideranças araçatubenses precisam planejar a cidade para o futuro, daí a necessidade de fazer uma conferência municipal, mas há medidas que dependem de outras esferas administrativas, como o estado e a federação, então precisamos eleger representantes para levar nossas sugestões às conferências estaduais e nacionais nas épocas oportunas.

Cada secretaria municipal tem sua conferência, a Conferência da Cidade é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Habitação, mas na verdade, é a conferência do prefeito, essencialmente a mais importante, porque na cidade está a segurança, a mobilidade urbana, a cultura, a educação, a saúde, o esporte, o meio ambiente, a economia, a assistência social.

Todos os candidatos das eleições de 2016, seja à prefeitura ou à vereança, deverá estar presente para conhecer de forma sistemática os problemas da cidade que querem governar.

Não se convoca uma conferência apenas para cumprir uma formalidade. Por isso, para termos uma Araçatuba inclusiva, participativa e socialmente justa, precisamos levar em consideração o próprio jeito de convocar a conferência. Eis os pontos que precisam ser levados em consideração:



1. fomentar a democracia participativa através dos instrumentos legais;
2. melhorar a distribuição das pessoas e atividades em espaços seguros, aproximando os locais de moradia dos locais de trabalho, lazer e dos equipamentos de saúde, educação;
3. produzir moradias bem localizadas, especialmente para a população mais pobre, e melhorar as condições de vida nos assentamentos precários e irregulares;
4. oferecer um sistema de espaços públicos de qualidade, com rotas acessíveis a pessoas com deficiência, praças e áreas verdes;
5. melhorar o aproveitamento de áreas já consolidadas, dando uso aos imóveis vazios, especialmente para moradia e equipamentos comunitários;
6. melhorar a condição dos bairros periféricos, levando até eles equipamentos comunitários, infraestrutura, transporte, cultura, lazer;
7. melhorar os sistemas de transporte público;
8. ampliar e consolidar o sistema de p participação com controle social;
9. tornar as ruas, praças, escolas, parques, jardins, postos de saúde, museus, praias, rios e montanhas, espaços para as pessoas e não para a especulação.

Nada de fazer a conferência rapidinho, se precisar, ela pode ser prorrogada, como acontece no futebol. Não recebi nenhum convite especial na minha casa, eu estarei lá porque sou cidadão e candidato, fiquei sabendo pela internet. Vá você também.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Vereador de 1983-88, secretário municipal de Cultura de 2009-2016.


Nenhum comentário: